77 3441-7081 — [email protected]

Seminário debate cadeia produtiva da reciclagem

A Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT/BA) participou nos dias 8 e 9 de junho do Seminário Regional Cataforte III – Redes do Nordeste, realizado no salão Morro de São Paulo do Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.

Participaram do evento a subsecretária nacional de Economia Solidária (Senaes) do Ministério do Trabalho, Jessica Miara Rodriguez Martins, o chefe da Seção de Economia Solidária da SRT/BA, José da Boa Morte, e o analista de Políticas Sociais da Superintendência, Antônio de Pádua Melo Neto.

O seminário, organizado pela Fundação Banco do Brasil e pelo Escritório Nacional do Cataforte/Ceadec (Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania), debateu a cadeia produtiva da reciclagem, os planos de negócios sustentáveis e as formas de comercialização em redes e inter-redes e reuniu cooperativas e grupos associados de catadores e catadoras de materiais recicláveis das Redes Cata Bahia Metropolitana, Cata Bahia Sudoeste da Bahia, Cata PB da Paraíba e a Rede Ceará.

Por meio de painéis, debates em grupos e apresentações de resultados, o seminário teve como destaque a socialização das experiências bem-sucedidas das redes apoiadas pelo projeto Cataforte III, que atuam na Região Nordeste. A Rede Cata Vida de Sorocaba, convidada pelos organizadores do evento, apresentou sua experiência de mais de oito anos com a verticalização da produção dos polímeros na cidade de São Paulo.

Os participantes também discutiram o beneficiamento e a verticalização da cadeia produtiva, a precificação do fornecimento de serviços e a prestação de serviços em grandes eventos.

Após o encerramento do seminário, a Rede Cata Bahia Metropolitana Salvador sugeriu a participação da SRT/BA no diálogo das redes de cooperativas de materiais recicláveis de Salvador, juntamente com a Prefeitura Municipal, o Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Estadual.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias