ASCOM – AGÊNCIA VIVA (andressa@agenciaviva.com)
No Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a Psicóloga e CEO da Mental One, Aline Graffiette, chama a atenção para os grupos mais vulneráveis: adolescentes e idosos. “Nos adolescentes, o risco está associado à ansiedade típica da fase e à dificuldade de enxergar um futuro concreto. Já nos idosos, a desesperança é o principal gatilho”, explica.
Segundo a Especialista, a chave está em observar mudanças bruscas de comportamento. “Não é porque o jovem é quieto que isso é sinal de alerta, mas se antes era extrovertido e passa a se isolar, ou se alguém retraído começa a ter explosões incomuns, precisamos ligar o sinal vermelho”, afirma.
Aline reforça que o isolamento, a recusa de convites e a mudança no padrão de interação social são sinais que não devem ser ignorados. “O suicídio é a única decisão sem volta. Muitas vezes, quem está no sofrimento não enxerga alternativas, mas quem observa de fora pode ajudar a mostrar que existem outras saídas”.
Foto: Divulgação





b5mx9b
1byq5m
Appreciating the persistence you put into your site and detailed information you offer. It’s nice to come across a blog every once in a while that isn’t the same unwanted rehashed material. Excellent read! I’ve saved your site and I’m adding your RSS feeds to my Google account.
I’d need to test with you here. Which isn’t one thing I usually do! I enjoy reading a submit that can make people think. Additionally, thanks for permitting me to remark!