Síndromes gripais e suspeita de Covid-19 estão sendo atendidas nas Unidades Básicas de Saúde de Guanambi

Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação de Guanambi 

 

A Secretaria de Saúde de Guanambi orienta os cidadãos com síndromes gripais ou suspeita de Covid-19, a procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS), do seu bairro. “Devido à queda drástica dos casos positivos nos últimos meses e a ampla vacinação na cidade, a logística mudou, e está sendo feita como na maioria das cidades do país, essa ação visa dinamizar o atendimento e investir em outras áreas da saúde, como consultas especializadas e cirurgias eletivas”, explica o secretário interino de saúde, Coronel Lira.

Quando procurar a UBS do bairro

O primeiro atendimento de pessoas que estejam com incômodos respiratórios, febre, dor de garganta, tosse ou coriza, dores de cabeça ou perda de olfato ou paladar, sintomas gerais da Covid-19, serão atendidos nas UBS. Caso seja necessário o internamento, o médico da unidade fará o encaminhamento para o Hospital Municipal, que dispõe de ala específica para este tipo de paciente. Nos últimos meses, apenas 1 (um), paciente necessitou de internação, e por poucos dias.

UPA não atende síndromes gripais e Covid

A Secretaria de Saúde de Guanambi esclarece ainda que, o atendimento de síndromes gripais e Covid-19, que antes era feito no PA-Covid, está sendo feita nas UBS, e que a UPA, não realiza este tipo de atendimento. A logística é diferenciada, justamente, para se evitar a sobrecarga da unidade, visto que a ampla maioria dos casos é leve e se resolve na própria UBS.

Testagem

A triagem e testagem de casos suspeitos de Covid-19 estão sendo feitas nas UBS, sempre no período vespertino, a partir das 16h.

 

 

Foto de capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,