DA REDAÇÃO JS (redacao@jornaldosudoeste.com)
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal condenou, nesta quinta-feira (11), o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado. A decisão foi tomada no âmbito da Ação Penal que apura o envolvimento do ex-mandatário em um plano para subverter a ordem democrática após as eleições de 2022.
Além da pena privativa de liberdade, Jair Bolsonaro foi sentenciado ao pagamento de 124 dias-multa, com cada dia fixado em dois salários mínimos. O valor foi definido após sugestão do ministro Flávio Dino, que argumentou sobre o elevado poder aquisitivo do réu. Inicialmente, o relator Alexandre de Moraes havia proposto um salário mínimo por dia.
No voto, Alexandre de Moraes apontou a liderança de organização criminosa como agravante e aplicou atenuantes em razão da idade de Bolsonaro. Acompanharam o relator os ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. O ministro Luiz Fux, que havia se posicionado pela absolvição, decidiu não participar da dosimetria da pena.
A condenação marca um dos episódios mais emblemáticos da atuação do Supremo Tribunal Federal na responsabilização de autoridades por ataques à democracia.
Foto: Carlos Moura/Agência Senado




Hi my loved one I wish to say that this post is amazing nice written and include approximately all vital infos Id like to peer more posts like this
Hi my family member I want to say that this post is awesome nice written and come with approximately all significant infos I would like to peer extra posts like this