Treinamentos de empresas pelo celular e comunicação por QRcode: setor industrial cresce no Brasil apostando em novas tecnologias

Atualmente, existem diferentes recursos capazes de colaborar com a modernização da indústria e evitar prejuízos por conta de problemas na linha de produção, graças ao empenho de empreendedores brasileiros, como é o caso de Fábio Bussinger, criador da QRtraining

Por: Renato Lopes

Apesar do desemprego em alta no país, de acordo com o Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), a indústria foi o setor que mais gerou empregos formais no ano passado. No total, foram 207.540 novos postos de trabalho. Cada vez mais competitivo, a necessidade de adotar novas tecnologias para conseguir se manter no mercado e solucionar diferentes necessidades do setor industrial se faz cada vez mais presente. Atualmente, existem diferentes recursos capazes de colaborar com a modernização da indústria e evitar prejuízos por conta de problemas na linha de produção, graças ao empenho de empreendedores brasileiros, como é o caso de Fábio Bussinger.

Farmacêutico industrial, Bussinger sempre trabalhou em grandes empresas com o objetivo de criar projeto de otimização de resultados operacionais. Ao longo de sua trajetória de mais de 20 anos, ele constatou que sempre que um produto iria ser lançado, em algumas empresas, era necessário refazer os primeiros lotes fabricados, pois acontecia alguma falha de comunicação entre os funcionários, que ia desde a falta de conhecimento para gerenciar uma máquina ou até mesmo alguma falha no treinamento da empresa.

Esses problemas além de prejudicar toda produção, gerava custos extras e a necessidade de refazer tudo. “Muitas vezes um funcionário que tinha bastante conhecimento tático sobre como operar as máquinas ou até mesmo que sabia truques capazes de facilitar o trabalho e o manuseio dos equipamentos era demitido, ou seja, todo esse conhecimento se perdia e isso gerava retrabalho, prejuízos financeiros e atraso na linha de produção”, explica Bussinger. Foi então que depois de quase três anos rabiscando seu projeto no papel ele criou em janeiro desse ano a startup QR training.

A plataforma hospeda vídeos de treinamentos das empresas, ensina o passo a passo de truques operacionais e até mesmo permite que os funcionários de empresas que funcionam por três turnos grave vídeos explicando os problemas que tiveram durante o seu turno para evitar que o turno posterior cometa os mesmos erros. “A ideia é facilitar para os dois lados, tanto para a empresa, como para o funcionário, então aquele método antigo de treinamento onde era necessário marcar horário e local se torna obsoleto, é mais fácil e dinâmico para o funcionário assistir os treinamentos pelo celular e no horário que ele quiser, e se ele tiver alguma dúvida, ele pode assistir novamente”, ressalta o empreendedor.

Apesar de ter sido lançada esse ano, grandes empresas como Abbott, Guerbet e Hypera já aderiram ao sistema desenvolvido pela QRtraining. Para garantir máxima segurança, todos os vídeos são armazenados de forma criptografada em servidor Google Cloud, e os funcionários só conseguem assistir os conteúdos quando estão na empresa dentro de raio de 500m das coordenadas cadastradas. “A indústria precisa usar a tecnologia ao seu favor, então é necessário se adaptar e abandonar velhos hábitos, para conseguir se manter no mercado e permitir maior velocidade da informação”, finaliza Bussinger.

 

 

Foto de capa: Divulgação

Chris Cohen

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,