Uesb anuncia novo Doutorado em Educação Científica e Formação de Professores no campus de Jequié

Da Redação*

 

Com processo seletivo previsto para 2020, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) anuncia a aprovação e implantação de mais um curso de pós-graduação: o Douturado em Educação Científica e Formação de Professores.

O curso, que será sediado no campus de Jequié, é voltado para professores da Educação Básica, de Institutos Federais, bem como profissionais de nível superior que atuam na área do Programa.

De acordo com o coordenador da pós-graduação, professor Bruno Ferreira, o curso contribuirá para a melhoria da qualidade do Ensino Básico na região e fortalecerá a inserção da Uesb na área do Ensino de Ciências.

Além disso, a coordenação do Doutorado em Educação Científica e Formação de Professores, bem como a reitoria da Universidade, espera que o curso possa contribuir com a formação de pesquisadores na área, aumentar a possibilidade da Instituição concorrer a mais Editais de financiamentos para captação de recursos e até potencializar convênios e intercâmbios com outras Universidades, inclusive estrangeiras.

“O surgimento de um Doutorado nesta área contribui para mitigar as preocupações em torno do desenvolvimento da Educação Científica, sobretudo pela atuação dos futuros doutores na melhoria da Educação Básica, uma vez que o foco é a formação de professores”. É o que diz o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uesb, professor Robério Rodrigues, ressaltando a importância do desenvolvimento científico para o país, no que diz respeito a fatores sociais e econômicos.

A Uesb já possui mais de dez cursos de pós-graduação, entre Mestrados e Doutorados, que perpassam pela formação de professores e contribuem com o avanço da Educação Básica da região. Um trabalho que não vem de hoje e que com a implantação do novo curso deverá gerar novos frutos. “No Sudoeste baiano, temos um importante papel a cumprir e estamos trabalhando para dar esta contribuição. Nossos grupos de pesquisa que atuam na área se esforçaram, ao longo das duas últimas décadas, para que a sociedade pudesse dispor de oportunidades de formação como as que ofertamos hoje”, declarou o professor Robério Rodrigues.

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

 

Foto de Capa: Divulgação/Ascom Uesb.

Jornal do Sudoeste

Categorias