Uesb define questões sobre retorno presencial e Calendário Acadêmico

Por: Ascom UESB VCA

Em reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), realizada nos dias 27 de outubro e 9 de novembro, a Uesb deliberou alguns posicionamentos sobre pautas como o retorno ao ensino presencial, protocolos de biossegurança e o Calendário Acadêmico referente ao período letivo de 2021.1.

Sobre a retomada ao ensino presencial, o professor Luiz Otávio de Magalhães, reitor da Instituição, destaca que, desde o ano de 2020, a Uesb vem realizando atividades de forma remota, com atividades práticas de algumas disciplinas presenciais, mediante solicitação de Departamento e autorização do Comitê Emergencial, em um sistema, relativamente, híbrido, mas com predominância de atividades remotas.

Para o próximo período letivo, que começa em dezembro, o Consepe entendeu que, diante do atual cenário da pandemia, envolvendo a vacinação adiantada como um novo elemento a ser considerado, há outras possibilidades de atuação no que se refere ao ensino, à pesquisa e à extensão na Uesb. As definições foram propostas com base na projeção de que a vacinação é um elemento essencial para se garantir um ambiente seguro para atividades contínuas. Nesse sentido, a Uesb terá, no próximo semestre letivo, 75% das atividades presenciais e 25% remotas.

Alguns estudantes na faixa de 17 a 24 anos ainda não tiveram acesso à segunda dose da vacina. A previsão é que essa imunização seja alcançada até o final deste ano. Com base nisso, o Consepe deliberou para que, no próximo período letivo, as atividades do mês de dezembro permaneçam de forma remota. Depois, haverá um período de interrupção, por conta do recesso de fim de ano e período de férias docentes, com retorno do semestre no dia 2 de fevereiro, data em que a Universidade passará a realizar atividades, prioritariamente, presenciais em todas as disciplinas oferecidas em seus 47 cursos de graduação.

Protocolos de biossegurança – Para que se tenha uma retomada segura nas atividades presenciais, será obrigatório a todos da comunidade acadêmica o processo completo de imunização. Para os alunos, o controle será feito pelos Colegiados de cursos. Já para os professores, funcionários e terceirizados, a verificação será feita pela Assessoria de Gestão de Pessoal (AGP).

Além disso, outros elementos são necessários para garantir segurança nas atividades educacionais contínuas. Esses elementos envolvem uso de máscaras, que será obrigatório, algumas políticas de distanciamento, higienização de mãos, ventilação, entre outras medidas que serão adotadas para que se possa, em fevereiro, ter um ambiente seguro na retomada das atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão nos três campi da Uesb.

Calendário Acadêmico 2021.1 – Os conselheiros aprovaram, também, o Calendário Acadêmico referente ao período letivo de 2021.1, que será iniciado no dia 6 de dezembro deste ano. A previsão de finalização é em maio de 2022, atendendo às exigências da legislação anterior à pandemia, com duração de 100 dias letivos.

Todos os documentos oficiais, detalhando cada uma das decisões, serão publicados, posteriormente, no site da Uesb.

 

 

 

Foto de Capa: Ascom

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,