Uesb e Prefeitura de Cordeiros renovam Convênio para qualificação de profissionais da Educação

Por Ascom/ Uesb

 

Com o objetivo de capacitar profissionais da área de Educação, a Prefeitura Municipal de Cordeiros assinou, pela segunda vez, convênio com a Uesb. A iniciativa ofertará vagas no Mestrado em Educação da Universidade para os profissionais da Rede de Ensino do município, além do auxílio para deslocamento ao campus de Vitória da Conquista, onde é realizada a etapa presencial do curso.

O primeiro edital dessa parceria foi lançado em 2019. Agora, a experiência bem sucedida foi ampliada com a assinatura de um novo convênio nessa terça, 19, pelo prefeito de Cordeiros, Delci Luz, e pelo reitor da Uesb, professor Luiz Otávio de Magalhães. “Iniciamos no ano passado, estamos indo bem e entendemos que deveríamos ampliar. Esses profissionais formados no curso de Mestrado poderão contribuir para que a gente possa avançar na qualidade do ensino do município”, comentou o prefeito.

Segundo o gestor, a expectativa é de estreitar laços com a Universidade. “Nós temos uma história com a Uesb. Há alguns anos, vários professores da Rede Municipal de Cordeiros passaram por aqui. Então, a Uesb é uma referência”, justifica.

Contribuição da Universidade para educação – “Esses convênios são de extrema importância, porque aproximam sujeitos de diferentes cidades e possibilitam a qualificação, onde não se esperava que ela chegasse tão cedo”, define a vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), professora Denise Aparecida Brito. Além dessa segunda experiência firmada com Cordeiros, o Programa também já ofertou o curso para profissionais de Itapetinga.

“A Uesb está cumprindo seu papel da melhor forma possível. A coordenação tem estado atenta a isso e tido contato direto com cidades do interior”, conta a professora, que avalia como positivo os ganhos para a Instituição, para o município e para os profissionais. “A gente sabe a valorização de uma qualificação hoje para um sujeito que trabalha no interior”, complementa.

O novo convênio contempla ainda a publicação de obras produzidas pelos mestrandos durante o curso. “Lembrando que a nossa Constituição define Universidade como um tipo especial de Instituição de Ensino Superior porque desenvolve, de forma articulada e indissociável, ensino, pesquisa e extensão”, pontua o reitor da Uesb, professor Luiz Otávio.

Para ele, a Uesb tem se esforçado para que essa rede esteja à disposição da região Sudoeste. O reitor destaca também os cursos de graduação, viabilizados em dezenas de municípios, além dos mestrados direcionados a profissionais da Educação Básica. “O acúmulo de conhecimentos produzidos na Universidade está à disposição dos municípios da região”, conclui o reitor.

 

Foto de Capa: Divulgação.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,