Uesb promove saúde bucal em indivíduos com microcefalia

Por Ascom/ Uesb

 

Com o objetivo de promover a saúde bucal, mesmo em tempos de pandemia, em pessoas com microcefalia, o curso de Odontologia da Uesb realiza, pelo segundo ano consecutivo, atividades de atendimento remoto por meio da extensão. A ação faz parte do projeto “Promoção de Saúde Oral aos indivíduos com microcefalia via remota durante a pandemia pelo Covid-19” e conta com a coordenação da professora Maria Conceição De Freitas, do Departamento de Saúde 1, campus de Jequié.

Com uma equipe formada por alunos do curso de Odontologia da Universidade, a ação promove orientação e acompanhamento de pais e responsáveis de indivíduos com microcefalia, por meio de materiais lúdicos e informativos. O contato é feito utilizando o aplicativo de mensagens WhatsApp. Por meio dessa ferramenta, o projeto busca a promoção da saúde oral, com orientações sobre higiene oral, desenvolvimento dentário e escuta amiga. Além disso, o projeto trabalha com a socialização do conhecimento científico, que norteiam as produções de conteúdo enviadas, semanalmente, para as famílias dessas pessoas.

A interação com os pais e responsáveis por esses indivíduos revelou uma melhoria no bem-estar físico e social dessas crianças a partir das ações do projeto. A iniciativa tem, também, um impacto positivo na formação dos profissionais de saúde bucal da Universidade, promovendo uma formação que visa um atendimento humanizado e de equidade, além de reforçar as relações entre a comunidade e a universidade.

O público-alvo inclui indivíduos diagnosticados com microcefalia, anomalias congênitas, além de pessoas com síndromes associadas, independente de gênero ou faixa etária. Este acompanhamento alcança pessoas dos municípios de Jequié, Porto Seguro, Eunápolis, Feira de Santana e, em breve, Vitória da Conquista. O atendimento é feito com famílias desses indivíduos que já estão cadastradas no projeto ou em instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Para mais informações sobre o atendimento, entre em contato com a coordenação pelo e-mail [email protected]com.

 

Foto de Capa: Divulgação.

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,