Vestibular Uesb 2022: vídeo traz comentários sobre a prova de Redação

Por: Ascom UESB VCA

Para o vestibulando, qualquer pormenor faz a diferença. A tão sonhada vaga que garante o ingresso ao Ensino Superior pode depender de poucos décimos e, em muitos casos, o “X da Questão” está na prova de Redação. Pensando nisso, os egressos do curso de Letras e alunos do Programa de Pós-Graduação em Linguística, Sandy Almeida e Filipe Guerra, participaram do primeiro vídeo da série “X da Questão”, com dicas para a prova dissertativa do processo seletivo.

A proposta da série de vídeos é de contribuir para a preparação dos candidatos, por meio do conhecimento que é produzido na Universidade e que faz parte do dia-a-dia da comunidade acadêmica. Assim, a produção de texto, que pode ser um desafio para os vestibulandos, se torna mais acessível depois de conferir as dicas da mestranda e do doutorando da Uesb.

“Existe uma macroestrutura, de introdução, desenvolvimento e conclusão, e cada um desses parágrafos precisa ser produzido, também, dentro de uma microestrutura”, define Sandy Almeida. Ela explica, também, que, na introdução do texto, é necessário fazer uma síntese do que será abordado, lançando mão de uma tese, ou seja, um posicionamento crítico frente ao que foi proposto.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=sfDwDPRZ-0k

Para Filipe Guerra, essa também é a expectativa para a prova de Redação da Uesb, independente da banca avaliadora. “Qualquer banca vai esperar que o estudante siga essa estrutura, de introdução bem clara, um desenvolvimento consistente e uma conclusão que amarre tudo que você escreveu”, define.

No “X da Questão”, os pós-graduandos destrincham, ainda, diferenças entre as provas da Uesb e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que se pode esperar da prova e a grande questão: será cobrada proposta de intervenção? Por fim, a mestranda e o doutorando em Linguística apostam nas possíveis temáticas que podem ser as grandes protagonistas da prova de Redação do Vestibular Uesb 2022.

A prova –  De acordo com o Edital do Vestibular, a prova de Redação terá um único tema e o texto dissertativo argumentativo deverá conter entre 20 e 30 linhas. O Manual do Candidato prevê, no conteúdo programático, temas propostos a partir de textos motivadores, que enfoquem a realidade social, econômica, política e cultural do país. Segundo o Manual, as produções serão avaliadas sob os ângulos estruturais e de conhecimento, em relação ao conteúdo e à expressão.

Assim, a Redação tem caráter eliminatório e o candidato será avaliado pelo entendimento do tema, clareza de argumentação e senso crítico, além da seletividade de informação, criatividade, originalidade e utilização das normas da Língua Portuguesa. Será anulado o texto que se afastar, no todo, do tema proposto, for apresentado na forma de verso, não estiver articulado verbalmente ou que esteja assinado.

Acompanhe todas as informações no site do Vestibular e nos perfis oficiais da Uesb nas mídias sociais: FacebookInstagramTwitter e YouTube. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) pelo telefone (73) 3528-9695, pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (77) 3424-8721, em horário comercial.

Foto de Capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,