Você sabe o que é um gabião e para que serve?

Neste artigo vamos tratar a respeito do gabião. Você sabe o que é e para que serve? Podemos dizer que os gabiões estão entre as soluções para problemas de infraestrutura mais importantes e que merecem uma atenção mais do que especial. Ter um projeto bem elaborado e feito por um profissional competente, é garantia de bons resultados.

O que é um gabião?

Com certeza você já viu mil mas não sabia o nome. Um gabião é um muro de arrimo que ajuda a estabilizar encostas e taludes e podem ser utilizados em várias situações devido a sua grande versatilidade. De fato, um gabião é uma estrutura de contenção para oferecer estabilidade em vários casos, tais como:

  • Ruptura de maciços de terra ou até mesmo de rocha
  • Evitar desabamentos
  • Evitar rastejos
  • Evitar problemas causados pelo próprio peso do solo

E muitos outros fatores.

Vamos falar agora sobre os muros de gabiões:

Definição

Eles são muros constituídos por gaiolas metálicas e que devem resistir às intempéries e são produzidas uma a uma no local definitivo da obra. Elas são formadas por fios de aço galvanizado, e desta forma, evita que se oxide. A intenção destes muros é fornecer estabilidade aos taludes e tudo dentro da mais perfeita tecnologia disponível no mercado.

Alguns tipos de gabião:

Gabiões caixa: são elementos prismáticos de elevada resistência à tração que são usados em estruturas sujeitas a empuxo, ou seja, aquelas de contenção, por exemplo.

Gabião saco: ele é formado através de um painel de malha hexagonal de dupla torção e também protegido por uma camada contínua de material plástico o que garante uma obra muito mais segura.

Gabião caixa forte: possui um paramento frontal e uma de suas laterais reforçadas pelo uso de uma malha hexagonal e feitas com arames de diâmetro maior, solucionando problemas de abrasão. Como podemos ver, é um tipo gabião muito importante e resiste e que garante um bom custo benefício.

Gabião colchão: este possui uma estrutura metálica em forma de paralelepípedo e também com uma malha hexagonal de dupla torção cuja função é proteger a base de muros, e também as canaletas de drenagem e revestimento de taludes.

Quais são as vantagens do gabião?

A flexibilidade é muito importante nesta obra, evitando que o talude perca estabilidade. A impermeabilidade é outro fator essencial do gabião, pois, facilita a drenagem de um modo geral. O baixo impacto ambiental é outro fator preponderante no gabião. A matéria-prima usada é totalmente natural. Pode ver mais neste interessante vídeo com curiosidades sobre os gabiões.

Concluímos dizendo que contratar uma empresa especializada é essencial para que você tenha todas as soluções em suas mãos. Os gabiões são essenciais para projetos de todos os portes, portanto, fale com um especialista.

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,