Waldenor assume presidência de Comissão voltada para a participação popular nas propostas de novas Leis

Por Joana D’arck Cunha Santos/ Comunicação WZ

 

Porta de entrada das sugestões e reivindicações da sociedade organizada no Legislativo Federal, a Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados está sob nova direção a partir de hoje (12) com a posse do novo presidente, o deputado federal baiano Waldenor Pereira (PT), tendo na sua 1ª vice-presidência a lendária Luiza Erundina (PSOL-SP). O nome de Waldenor foi indicado pela bancada do PT em substituição ao deputado Leonardo Monteiro (PT-MG).

O recém-empossado presidente já assumiu anunciando medidas para fortalecer o colegiado criado em 2001, com o objetivo de dialogar com a sociedade e extrair dela proposições para o legislativo, desde propostas de leis complementares e ordinárias até sugestões de emendas ao Plano Plurianual (PPA) e à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

“Vamos ampliar o cadastro de entidades vinculadas à CLP, promovendo a divulgação do nosso trabalho. Assim teremos maior participação da sociedade organizada nas propostas que encaminharemos na Câmara”, disse  o deputado Waldenor, após ser eleito por unanimidade em votação virtual na manhã desta sexta-feira. Além de Erundina (PSOL-SP), a Comissão tem agora João Daniel (PT-SE) como segundo vice-presidente e Vilson da FETAEMG (PSB-MG) como terceiro vice-presidente.

O presidente também adiantou como deseja iniciar o trabalho na Comissão: “Vamos priorizar o debate sobre as crises brasileiras. O nosso país está imerso numa situação muito grave, sem precedentes em sua história, e, portanto, a comissão deve se constituir enquanto espaço de debate sobre as crises econômica, política, ambiental, educacional e, principalmente sanitária, já que o Brasil é hoje o epicentro da pandemia do coronavírus”.

Na sessão de votação e posse não faltaram a Waldenor palavras elogiosas e   incentivadoras de colegas da CLP, a começar pela sua primeira vice-presidente, Luiza Erundina. “Meus cumprimentos ao Waldenor. Fiquei muito feliz com a qualidade da nossa chapa, estou gratificada e motivada para a próxima reunião”, disse a deputada, que também reforçou a proposta de transformar a comissão num palco de grandes debates sobre as questões do país.

O deputado Joseildo Ramos (PT), também baiano, fez questão de saudar a nova direção, dirigindo-se a Erundina como “um farol” da esquerda e manifestando o apoio ao presidente eleito: “Waldenor, estamos juntos! Pode contar comigo! Com vocês estamos mais fortes”. Glauber Braga (PSOL- RJ) falou sobre o reconhecimento geral à luta do novo presidente, que na sua expectativa não medirá esforços para colocar em prática os instrumentos de participação da sociedade.

Após a posse, Waldenor assumiu a condução da sessão, que encerrou conclamando os colegas a uma participação ativa, como também externando o seu sentimento de alegria e contentamento. “Estou bastante motivado pelo importante papel que esse colegiado desempenha, pela composição dos seus membros e,  especialmente, o corpo dirigente que junto comigo passa a conduzir essa comissão ao longo de 2021”, concluiu.

Foto de Capa: Divulgação/Comunicação WZ.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,