Waldenor reafirma apoio político e financeiro em encontro com reitores e dirigentes de Institutos Federais

Por:  joana d’arck cunha santos

Encontro na UFBA, nesta segunda-feira, reuniu reitores das universidades federais e diretores dos institutos federais para discutir o grave momento de severa defasagem orçamentária que ameaça a retomada plena das atividades presenciais. O deputado federal Waldenor Pereira (PT) foi um dos parlamentares convidados para o evento chamado de Café da Manhã, realizado na Biblioteca Universitária de Saúde Prof. Álvaro Rubim de Pinho, no Canela.

Membro titular da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e ex-presidente do Núcleo de Educação do PT no Congresso Nacional, Waldenor Pereira se pronunciou no evento, quanto fez duras críticas ao presidente Bolsonaro, “que em seu governo nefasto tem feito da educação um dos seus principais alvos de ataques nos cortes financeiros”.

O deputado reafirmou o seu compromisso de continuar apoiando as iniciativas das universidades e dos institutos federais nas votações das matérias de interesse, em  manifestações políticas e através de suas emendas parlamentares, como vem fazendo regularmente, destinando recursos para a UFBA, o IFBA, a UESB e a UNEB.

O reitor da UFBA, João Carlos Salles Pires da Silva enfatizou que foram remanejados 7,2% dos recursos discricionários do orçamento de 2022 – “o que implica um verdadeiro corte, caso não seja revertido, sendo esse praticado no momento em que nossas instituições mais precisam de recursos para a retomada plena das atividades presenciais”. Participaram do encontro os reitores e dirigentes da  UFBA, UFRB, UFOB, UFSB, IFBA e IFBaiano, o Campus dos Malês da UNILAB, além de representantes das categorias da comunidade acadêmica, DCE, Fasubra e Associação Docente.

Foto de Capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,