Webinar abre consulta pública sobre manejo de águas pluviais

O evento marcou a abertura da consulta pública para a atualização das diretrizes da Pasta para o financiamento de iniciativas relacionadas ao setor

Por: Agência Brasil 61

Um webinar realizado nesta quinta-feira (10) pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) discutiu o manejo de águas pluviais. Durante o evento, foram apresentadas as políticas públicas da Secretaria Nacional de Saneamento (SNS) e aberta a segunda consulta pública para atualização das diretrizes da Pasta para o financiamento de iniciativas de manejo de águas pluviais. A consulta fica aberta até o dia 24 de novembro e pode ser acessada neste link.

A abertura do encontro foi feita pelo diretor do departamento de Financiamento de Projetos da SNS, Alfredo Assis. “Nosso objetivo é contribuir para a melhoria das nossas políticas públicas, alinhando-as com as melhores práticas e experiências, nacionais e internacionais”, explicou. “Para isso, evidentemente, nós não podemos prescindir da colaboração de todos os profissionais e especialistas do setor. Consideramos que a participação ativa de cada um é muito bem-vinda e, mais do que isso, extremamente necessária”, completou.

Um dos palestrantes do webinar foi Luiz Alberto Arend Filho, analista de Infraestrutura da SNS. Ele destacou o desenvolvimento do manual de drenagem e manejo de águas pluviais do MDR. “O documento incluirá quais devem ser os roteiros e fundamentos técnicos mais adequados para a elaboração de planos, estudos e projetos de manejo de águas pluviais”, disse. “Em um país grande e diverso como o Brasil, com realidades físicas e técnico administrativas muito distintas, quanto maior a participação, maior a chance de a política pública em discussão ser ambientalmente mais justa e mais efetiva”, destacou.

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) é parceiro da ação. A primeira consulta pública foi realizada em fevereiro de 2022 e já foram aprovadas dez publicações sobre o tema. Acesse todo o material neste link.

Confira no vídeo abaixo a íntegra do evento:

Foto de Capa: Divulgação/MDR

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,