Youtuber da Justiça: Advogada descomplica juridiquês e ajuda pessoas a entenderem seus direitos

Por Fernanda Ribeiro

 

Em algum momento da vida todo mundo precisa da ajuda de um advogado para sanar dúvidas sobre os mais diversos assuntos como divórcio, regime de bens, contratos, partilha, herança, guarda dos filhos, entre outros. No entanto, muitas destas questões podem parecer bastante complexas e pouco acessíveis para a maioria, especialmente quando o profissional faz uso de um linguajar muito técnico, com termos rebuscados e de difícil compreensão.

Com o objetivo de popularizar o acesso ao Direito e tornar mais ampla a compreensão sobre questões jurídicas, a advogada Debora Ghelman, criou, há cerca de um ano, o canal “Jogando Direito”. No espaço, a especialista em Direito Humanizado nas áreas de Família e Sucessões, publica regularmente vídeos focados em temas atuais e ligados ao cotidiano.

Em vídeos nos quais fala de forma clara, acessível e objetiva, a especialista já abordou questões diversas como diferenças entre casamento e união estável, guarda compartilhada durante a pandemia, contrato de namoro, pacto antenupcial, guarda de animais de estimação, e planejamento sucessório.

Sem juridiquês no Direito

A profissional defende a simplificação do juridiquês por acreditar que a elitização da linguagem na advocacia com termos e expressões técnicos é uma das principais causas da dificuldade de acesso à justiça para a grande maioria da população.

“Quando a forma de comunicar não segrega, mas acolhe aqueles que não pertencem a essa área, a informação sobre questões jurídicas passa a ter um papel social que é o de ajudar as pessoas na busca por seus direitos”, diz a advogada.

Para disseminar informações sobre direito e justiça de maneira ainda mais abrangente, durante o período de isolamento social devido à pandemia, a profissional também lançou uma série de e-books gratuitos. Os temas publicados são: ‘Como Fazer um Divórcio Humanizado’, ‘Impactos do coronavírus no Direito de Família e Sucessões’ e ‘Partilha de Bens – Tudo o que Você Precisa Saber em Caso de Divórcio e Dissolução de União Estável’.

“O objetivo, tanto dos vídeos quanto dos e-books, é ajudar quem não consegue ter acesso fácil a advogados para sanar dúvidas que surgem antes do início de cada processo. Oferecendo o acesso a essas informações, as pessoas se sentem mais seguras de que não serão lesadas e de que poderão ter seus direitos garantidos”, finaliza a advogada.

Para acessar todo o conteúdo no canal do YouTube, é só clicar no link.

Foto de Capa: Divulgação.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,