77 3441-7081 — [email protected]

1ª Festa Literária de Macaúbas será realizada em novembro

Por Gisele Costa

Nos dias 13 e 14 de novembro, o Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim promoverá a 1ª Festa Literária de Macaúbas – FLIMAC. O objetivo do evento é incentivar a leitura em suas diversas modalidades e suportes, atribuindo a ela sentido pleno e estimulando no educando hábitos inerentes a essa competência, contribuindo, dessa forma, na formação de valores e na construção da cidadania.

A partir das 8 horas dos dois dias de evento, a sede do CETEP da Bacia do Paramirim será palco de atividades de leitura, de música e de celebração da cultura regional, por meio de mesas redondas, conferências, oficinas, apresentações artísticas e exposições. Os escritores Wanderley Rosa, de Brotas de Macaúbas; Benedito Teixeira Gomes, de Guanambi; Aguinaldo Santos, de Ibipitanga; entre outros escritores locais, são presenças confirmadas.

Nessa primeira edição, a organização prestará uma homenagem ao historiador, professor, folclorista, tradutor e linguista Ático Frota Vilas-Boas da Mota, nascido em Livramento de Nossa Senhora e radicado em Macaúbas, onde fez um importante trabalho de preservação e resgate cultural. Além disso, tudo fez para tornar o seu “doce país da infância” conhecido no cenário internacional, sobretudo na Romênia, onde desempenhou serviço diplomático.

Toda a comunidade está convidada a participar do evento que, de acordo com a organização, tem a pretensão de se firmar no calendário cultural regional, a exemplo das Festas Literárias que acontecem nos municípios de Barreiras, Cachoeira e Mucugê, que têm como modelo a Festa Literária Internacional de Paraty, no Rio de Janeiro.

 

Jornal do Sudoeste

Categorias