redacao@jornaldosudoeste.com

Evento em Ituaçu promove o fortalecimento da Olericultura na Bahia com foco na cultura do alho

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

POR REDAÇÃO JS – redacao@jornaldosudoeste.com

No último dia 4, a cidade de Ituaçu sediou o 2º evento “Olericultura em Foco – Cultura do Alho: da escolha da semente ao mercado”, uma iniciativa que busca impulsionar a produção e a produtividade do setor na Bahia. A realização foi promovida pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), por meio do Grupo de Estudos na Cultura do Alho (GEA), do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, em parceria com a Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa). Apoiaram a realização do evento a Empresa Brasileira de de Pesquisas Agropecuária (Embrapa Hortaliças) e a Prefeitura Municipal de Ituaçu, através da Secretaria Municipal de Agricultura.

O objetivo principal do encontro, realizado no Auditório do Auditório do  Colégio Estadual Albércio da Costa Brito,  foi debater tendências do setor, incentivar o crescimento da cadeia produtiva da Olericultura na região e promover o desenvolvimento sustentável da cultura do alho, uma das mais tradicionais e promissoras na região da Chapada Diamantina. O evento reuniu a participação de representantes de quatro Estados da Federação e 27 municípios baianos – agricultores, pesquisadores, especialistas, acadêmicos e representantes de entidades do setor – buscando fortalecer o conhecimento técnico e promover a troca de experiências entre os participantes.

Durante a programação, foram abordados temas relacionados às melhores práticas de cultivo, seleção de sementes, manejo fitossanitário, inovação tecnológica e estratégias de mercado. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de discutir os desafios enfrentados pelos produtores locais e as possibilidades de expansão do cultivo, visando a agregar valor à produção e ampliar a competitividade no mercado nacional e internacional.

A iniciativa reforça o compromisso da Uesb e da Anapa em fomentar a Olericultura na Bahia, promovendo ações que contribuam para o desenvolvimento econômico e social da região, além de valorizar uma cultura que possui grande potencial de crescimento e geração de renda para os agricultores locais.

Este encontro demonstra o papel fundamental da pesquisa e da integração entre academia e setor produtivo para o fortalecimento da cadeia do alho na Bahia, consolidando a região como uma importante produtora de alimentos de qualidade e impulsionando o desenvolvimento sustentável da agricultura local.

Foto: Divulgação

16 comentários em “Evento em Ituaçu promove o fortalecimento da Olericultura na Bahia com foco na cultura do alho”

  1. Needed to write you one little note to be able to give thanks the moment again just for the gorgeous tricks you have shown at this time. This has been simply wonderfully generous of you to provide openly what exactly a lot of people might have marketed as an electronic book to get some profit on their own, certainly considering that you could possibly have done it in the event you considered necessary. These thoughts likewise served to be a easy way to be certain that someone else have a similar desire much like my very own to know the truth somewhat more when considering this issue. Certainly there are numerous more pleasant instances in the future for folks who read carefully your website.

    Responder
  2. Thank you, I have just been searching for information approximately this topic for ages and yours is the best I’ve came upon so far. However, what concerning the conclusion? Are you sure in regards to the supply?

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 755