redacao@jornaldosudoeste.com

Feira Literária de Mucugê impulsiona o turismo, fortalece a economia e fomenta a leitura; Confira os números da Feira

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

POR ASCOM FLIGÊ (ascom.flige@gmail.com)

Com público recorde, distribuição gratuita de livros, programação diversa e ampla mobilização territorial, a 7ª edição da Fligê, realizada em 2024, reafirmou Mucugê como polo de valorização da literatura na Chapada Diamantina.

A sétima edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê), realizada entre os dias 25 e 28 de julho de 2024, reafirmou o poder transformador da literatura como força cultural, educativa e econômica. Com uma programação diversa e gratuita, a Fligê mobilizou mais de 50 mil pessoas ao longo dos quatro dias de evento, vindas de cerca de 90 municípios, promovendo não apenas o acesso ao livro e à leitura, mas também o fortalecimento das identidades regionais e o estímulo à economia da cidade e seu entorno.

Com o tema “Memórias e Trilhas das Letras Diamantinas”, a Fligê 2024 homenageou o escritor baiano Itamar Vieira Junior, autor de Torto Arado, obra que deu novo fôlego à literatura inspirada nos territórios da Chapada Diamantina. A presença de Itamar, ao lado de outros 200 convidados entre escritores, artistas e estudiosos, evidenciou o prestígio do evento no circuito literário nacional.

Durante a feira, foram realizados 55 debates e bate-papos com autores, sete oficinas, 25 espetáculos, 19 apresentações musicais, 11 filmes exibidos, sete exposições, além de 40 sessões de autógrafos e o lançamento de dezenas de livros de autores baianos e nacionais. Treze editoras participaram da feira, oferecendo ao público obras para todos os gostos e idades. A ocupação hoteleira atingiu 100%, com os mais de 1.200 leitos disponíveis em Mucugê completamente ocupados, gerando renda e fortalecendo o turismo cultural da cidade.

A atuação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foi um dos marcos da edição, com a distribuição de quase 4 mil livros através do Programa ALBA Cultural, incluindo títulos reimpressos especialmente para o evento, como Maria Dusá, Mucugê por Mucugê e Lavras Diamantinas.

Mais de 400 profissionais foram contratados para a realização da Fligê 2024, entre escritores, artistas, técnicos, produtores e trabalhadores da cadeia cultural e turística. Além disso, a curadoria promoveu uma programação que dialogou com a ancestralidade, a memória e os caminhos literários da Chapada.

Fligê 2025

Em sua oitava edição, que acontece de 13 a 17 de agosto de 2025, a Fligê retorna com o tema “Rios e Matas da Narrativa”, propondo reflexões sobre o papel da natureza na literatura e sua relação com a crise climática. Serão cinco dias de programação intensa e gratuita, reunindo literatura, música, teatro, cinema e formação de leitores.

Ao longo dos anos, a Fligê se consolidou como um dos principais eventos literários da Bahia, e os impactos da edição de 2024 demonstram seu potencial como política pública de leitura, cultura e cidadania.

A oitava edição da Fligê – Feira Literária de Mucugê foi contemplada pelo Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (Nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon, no âmbito do fomento à realização de ações culturais.

Foto: Lua Ife 

53 comentários em “Feira Literária de Mucugê impulsiona o turismo, fortalece a economia e fomenta a leitura; Confira os números da Feira”

  1. The very next time I read a blog, I hope that it won’t disappoint me just as much as this one. I mean, I know it was my choice to read, but I actually believed you’d have something helpful to say. All I hear is a bunch of whining about something you could fix if you were not too busy looking for attention.

    Responder
  2. I don’t know whether it’s just me or if everyone else experiencing issues
    with your website. It appears as if some of the text within your posts are running off the screen. Can somebody else please provide feedback and
    let me know if this is happening to them too? This could be a problem
    with my internet browser because I’ve had this happen before.
    Kudos

    Responder
  3. Looking for recommendations on a house painter in Reading MA? I’ve seen Cooks Simple Painting in Reading MA mentioned a few times and wondering if they’re worth checking out.

    I just hired Cooks Simple Painting Reading MA for a full house repaint and the results were better than expected. Highly recommend them if you’re in Reading Massachusetts.

    Has anyone else here used Cooks Simple Painting? They seem to be one of the best house painters in the area.

    Responder
  4. It’s a shame you don’t have a donate button! I’d most certainly donate to this excellent blog! I suppose for now i’ll settle for book-marking and adding your RSS feed to my Google account. I look forward to brand new updates and will talk about this site with my Facebook group. Talk soon!

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 755