POR GABRIELA OLIVEIRA * (reprotagem@jornaldosudoeste.com)
A Bahia formalizou sua participação no Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, iniciativa do Governo Federal coordenada pelo Ministério das Mulheres em parceria com a ONU Mulheres. O acordo prevê a implementação de ações intersetoriais voltadas à prevenção de todas as formas de violência, discriminação e misoginia contra mulheres e meninas.
Instituído pelo Decreto nº 11.640/2023, o Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios tem como principais objetivos o fortalecimento das redes de proteção, a responsabilização dos agressores e a articulação de políticas públicas transversais nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, Justiça e Segurança Pública. Com orçamento previsto de R$ 2,5 bilhões, a iniciativa já conta com a adesão de 20 Estados e do Distrito Federal.
Na Bahia, a adesão se concretiza por meio do Comitê Permanente Interinstitucional de Prevenção à Violência e Enfrentamento ao Feminicídio, composto por 13 Secretarias de Estado e representantes do Sistema de Justiça, como o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Defensoria Pública. O Comitê é responsável pela elaboração do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, atualmente em fase de construção, com mais de 200 páginas de propostas e diretrizes.

A secretária de Estado de Políticas para as Mulheres da Bahia, Neusa Cadore, destacou o caráter histórico da adesão. “Trata-se de um compromisso coletivo do Governo da Bahia com a vida, a segurança e a dignidade das mulheres. É um passo fundamental para fortalecer a rede de proteção e transformar esse esforço em políticas públicas efetivas”, afirmou.
Camilla Lima Batista, titular da Superintendência de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres da Bahia, reforçou o caráter colaborativo do Plano. “Estamos ampliando a visão para políticas transversais. É uma construção coletiva e de longo prazo, que envolve diversos órgãos do Estado e a sociedade civil”, disse.
O Pacto está estruturado em três eixos de atuação:
- Prevenção Primária: voltada à promoção de mudanças culturais e educacionais que eliminem estereótipos e fortaleçam a igualdade de gênero, em articulação com áreas como Educação, Saúde, Cultura, Esporte, Comunicação, Justiça e Segurança Pública.
- Prevenção Secundária: foca na intervenção precoce por meio das redes de atendimento, com uso de ferramentas de identificação e gestão de risco para proteger as vítimas e responsabilizar os agressores.
- Prevenção Terciária: busca reparar os danos causados pela violência, ampliando o acesso a direitos e políticas públicas nas áreas de Saúde, Justiça, Segurança, Trabalho, Educação e Habitação, além de medidas específicas de reparação.
A adesão da Bahia ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios representa um avanço significativo na construção de uma política pública integrada e eficaz de enfrentamento à violência de gênero.
(*) COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA SECRETARIA DE ESTADO DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES DA BAHIA
Foto Capa: Matheus Souza/GovBA



Koza su kaçak tespiti Gaziosmanpaşa su kaçağı tespiti: Gaziosmanpaşa’da su kaçaklarını modern cihazlarla tespit ediyoruz. https://zerfoon.net/read-blog/4346
ld4kz7
tyti9f
rzp574
Thank you for sharing with us, I think this website truly stands out : D.
What i do not realize is in fact how you’re no longer actually much more neatly-appreciated than you may be now. You are so intelligent. You understand therefore significantly on the subject of this subject, made me in my opinion believe it from so many numerous angles. Its like women and men don’t seem to be interested until it’s something to accomplish with Lady gaga! Your own stuffs nice. Always handle it up!
I just could not depart your site prior to suggesting that I actually enjoyed the standard information a person supply for your guests? Is gonna be again steadily in order to inspect new posts
Hey! I know this is kind of off topic but I was wondering which blog platform are you using for this website? I’m getting sick and tired of WordPress because I’ve had issues with hackers and I’m looking at options for another platform. I would be great if you could point me in the direction of a good platform.
I truly prize your piece of work, Great post.