por ASCOM WZ
O deputado estadual Zé Raimundo destacou, em pronunciamento na sessão desta terça-feira (18), o significado histórico e político do Dia da Consciência Negra, enfatizando a necessidade de fortalecer políticas públicas de enfrentamento ao racismo estrutural no Brasil. Ele reverenciou lideranças dos movimentos negros, povos de terreiro, quilombolas e o povo baiano, lembrando que o 20 de novembro “é uma data de resistência, celebração e afirmação da identidade negra”.
O parlamentar ressaltou a importância da sanção da Lei nº 14.759/2023, pelo presidente Lula, que tornou a data feriado nacional, e revisitou marcos legislativos como a Constituição de 1988, o Estatuto da Igualdade Racial e as recentes atualizações das políticas de cotas no Ensino Superior e no serviço público. Para ele, essas iniciativas representam “avanços que mudam vidas e promovem justiça histórica”.
Zé Raimundo também destacou o protagonismo da Bahia, pioneira na criação da SEPROMI- Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade, e referência no combate à intolerância religiosa e na defesa de comunidades tradicionais. “Se o racismo é estrutural, a luta pela igualdade precisa ser sistêmica”, afirmou.
Ao encerrar, o deputado homenageou Zumbi dos Palmares e saudou os lutadores sociais na pessoa do ex-deputado federal Luiz Alberto (falecido em 2023), ícone do movimento negro brasileiro e ex-secretário estadual de Promoção da Igualdade Racial.
Foto: Divulgação





You have made some decent points there. I looked on the
net to find out more about the issue and found most people will go along with your views on this web site.
Feel free to visit my site :: ผงผักเคล ออร์แกนิค