A Amazônia e o Meio Ambiente

Sabemos a importância que o meio ambiente tem para a qualidade de vida no planeta! Para muitas pessoas essa palavra é algo muito próxima mas para um grande número delas isso está longe de ser algo que mereça respeito.

De uma maneira geral, consideramos que o meio ambiente é composto por tudo aquilo que possui vida tanto orgânica como a fauna e a flora assim como, também, todos os elementos físicos, químicos, biológicos e sociais que compõem a vida no mundo.

Durante muitos séculos, nós tivemos convicções de que tudo o que compunha a vida na Terra era algo como sendo inesgotável, perene e renovável. Com o passar dos tempos, fomos vendo que, infelizmente, as coisas não são bem assim. O Brasil, apesar dos pesares, é um país que apresenta uma área verde acima de 60 % do nosso território nacional. A Alemanha, um dos países que contribui para a preservação da Amazônia possui apenas 31 % do seu território coberto por matas naturais. A Noruega, outro país que contribui para a preservação possui 33% do seu território coberto por vegetação natural! Em face desse cenário, vem a pergunta: por que investir no reflorestamento da Amazônia e não de seus territórios nacionais?  Será que esses países estão interessados no BEM ou nos BENS da Amazônia brasileira? Todos sabemos que as riquezas, no subsolo brasileiro, dessa região, são de uma abundância abençoada. As notícias nos dão a informação de que os valores repassados por esses dois países são valores astronômicos e os resultados desses repasses nada tem a ver com o tamanho do interesse apresentado! De uma maneira geral, nós brasileiros, não sabemos quem recebe esses recursos, eles chegam para atingir que objetivos? Em quanto tempo? Como se explica a voracidade do desmatamento? Quando o mesmo está acontecendo, por que as autoridades, tais como, aeronáutica, exercito, que dispõe de recursos como aviões, helicópteros, homens, armas, não são acionados para impedir que tal agressão continue a acontecer?

Hoje se fala muito no Fundo Amazônia, que foi criado pelo BNDES! Está vinculado ao Ministério do Meio Ambiente! Que orçamento oficial dispõe? Que projetos desenvolve? Quem o fiscaliza? Enfim, são tantas perguntas que o Brasil não conhece as respostas objetivamente!

O novo governo brasileiro apresentou vários questionamentos relativamente ao que acontece na Amazônia e as respostas vieram em forma de silêncio!  Por quê?

Cícero Carlos Maia

Cícero Carlos Maia

Categorias