77 3441-7081 — [email protected]

A elegância do Pinot Noir

Considerada a uva mais elegante no mundo, a Pinot Noir é a mais delicada e a mais produzida também, quando se trata de vinho leve. Originária na Borgonha, coração da França, é de lá que são produzidos os melhores vinhos de Pinot Noir.
A Pinot Noir é a uva base do Champagne e a única que produz a bebida. Tem suas variações de acordo com cada Terroir, trazendo sempre uma nova face em cada rótulo.
Em climas frios, apresenta mais acidez e aromas; em climas quentes, produz  vinhos muito suaves (no popular, “aguados”), às vezes macios demais.
Um Pinot Noir tem cor típica clara, e seus aromas mais comuns são cereja, amora, framboesa e flores. Com a idade, ressalta toques animais, couro e cogumelos secos. Mas é difícil definir um gosto típico de Pinot Noir, justamente por depender muito do terroir do qual foi extraída, e do seu processo de vinificação.
A Pinot Noir é a uva mais suave para se produzir vinhos dentre as vitis vinifera, mas ela também tem “parentes”, como se fossem primas de primeiro grau, que podem agradar aos paladares de quem não abre mão dessa delicadeza e que tem o mesmo DNA, são elas a Pinot Blanc e Pinot Gris.
A harmonização clássica de Pinot Noir é com queijos brancos, molhos sem acidez e até com alguns doces, como cheeasecake de frutas vermelhas. A temperatura ideal é entre 12 e 14C°.
E para aqueles que não abrem mão de tintos no verão: aposte nos vinhos com a queridinha uva francesa e saúde!
Aline Oliveira

Aline Oliveira

Aline Oliveira tem 26 anos, e como toda baiana, ama acarajé. Mas é apaixonada por vinhos, seus encantos e sabores e uma enófila eterna. Trabalha no ramo de vinhos desde 2014, onde iniciou seus estudos. Em 2016 se especializou na área na Faculdade Ruy Barbosa - Wyden e desde 2017 atua na área de vinhos e bebidas dando consultorias e assessoria para estabelecimentos; ministrando cursos e degustações guiadas. Possui formação de Barista na Cafeteria Rigno, pelo Barista Emerson Nascimento. Compartilha de seus conhecimentos sobre vinhos no seu próprio site: alinesommelier.com.br e em uma conta no Intagram @alineoliveira_sommeliere, além de sua página no Facebook @alinesommelier
Categorias