Agência Nacional de Águas analisará amostras de esgoto para avaliar incidência do novo coronavírus

Agência Nacional de Águas analisará amostras de esgoto para avaliar incidência do novo coronavírus

 

Por Paulo Oliveira/ Agência do Rádio Mais

 

A Agência Nacional de Águas (ANA), autarquia ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional,  vai monitorar resíduos despejados em esgotos para estimar o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. A ação, batizada de Covid Esgotos, será realizada em diferentes pontos das sub-bacias sanitárias de Belo Horizonte e de Contagem, cidade da Região Metropolitana da capital mineira.

Segundo a agência, os primeiros estudos vão ter duração de 10 meses e vão ser coordenados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e vão ter a participação de instituições que estudam o meio ambiente. A Secretaria de Estado da Saúde e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) também integram a iniciativa.

A detecção e a quatinficação da presença da Covid-19 nas amostras coletadas, de acordo com a Agência Nacional de Águas, vão auxiliar na elaboração de mapas para o acompanhamento de evolução da doença.

Além disso, o projeto vai possibilitar a criação de um sistema de avisos que poderá antecipar medidas sanitárias a serem tomadas e prever possíveis diagnósticos em regiões que ainda não apresentaram casos do novo coronavírus.

 

Foto de Capa: Zig Koch/ Banco de Imagens ANA.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,