Agências do INSS serão reabertas, gradativamente, a partir de 13 de julho

Inicialmente, os atendimentos serão exclusivos para segurados e beneficiários que fizeram agendamento prévio pelos canais remotos – Meu INSS e Central 135

 

Por Marquezan Araújo/ Agência Brasil 61

 

As Agências da Previdência Social começam a ser reabertas, gradativamente, a partir do dia 13 de julho. A informação é da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (Seprt) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mesmo com essa retomada, o atendimento por canais não presenciais vai continuar em funcionamento.

Inicialmente, os atendimentos serão exclusivos para segurados e beneficiários que fizeram agendamento prévio pelos canais remotos – Meu INSS e Central 135. Além disso, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas.

Outros serviços que não podem ser realizados de forma remota também serão retomados, como por exemplo, a realização de perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional. Num primeiro momento, o atendimento gradual deve levar em conta as especificidades de cada uma das 1.525 agências da Previdência Social espalhadas pelo País.

Um estudo feito pelo INSS revela que, atualmente, 753 agências estão aptas a voltar a funcionar. O número representa 70% da capacidade de atendimento do instituto. Caso uma unidade não apresente condições necessárias para atender o cidadão de forma segura, permanecerá com regime de plantão reduzido.

 

Foto de Capa: Arquivo/ EBC.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,