Alunos de Matemática da Uesb são finalistas em festival nacional de vídeos

Por: Ascom UESB VCA

 

A matemática está presente de todas as formas em nosso dia a dia, como, por exemplo, na hora de realizar uma compra parcelada. Apesar de ser bastante usual, ainda é comum que algumas pessoas não saibam calcular os juros simples que incide sobre essa modalidade de pagamento. Com o objetivo de desmistificar que a matemática é um bicho de sete cabeças até na hora das compras ou contratação de um serviço, alunos do curso de licenciatura em Matemática da Uesb, campus de Vitória da Conquista, produziram um vídeo, de forma didática e animada, explicando os fatores que devem ser compreendidos ao realizar uma compra que possui taxa de juros. Agora, o vídeo é um dos finalistas do 5º Festival de Vídeos da Educação Matemática, promovido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Com o título “Aprendendo Matemática Financeira – Juros Simples”, a produção concorre na categoria de Ensino Superior pela modalidade de Júri Popular. A produção audiovisual mais curtida no canal oficial do Festival no YouTube será premiada com uma medalha nessa categoria. ­Além disso, o vídeo está concorrendo na votação do Júri Especializado, composto por artistas, produtores, matemáticos e educadores matemáticos.

A equipe classificada para competição é composta por cinco integrantes. Jade Novais, uma das participantes, considera que vídeos matemáticos curtos são de grande ajuda para o entendimento de assuntos específicos. “Os vídeos complementam o conteúdo dado pelo professor em sala de aula e acabam sendo, muitas vezes, uma maneira mais lúdica e dinâmica para se ensinar a Matemática. Geralmente, vídeos mais longos costumam ser cansativos e quase sempre o aluno perde o foco no meio do vídeo”, ressaltou.

Taíde Regis, também integrante da equipe, aponta que o propósito foi produzir vídeos curtos que auxiliem, principalmente, os alunos do Ensino Médio. “Acreditamos que estudar Matemática Financeira é tão importante quanto estudar outros conteúdos, pois ela estará com o aluno independente da trajetória de vida escolhida por ele”, afirmou. Segundo a estudante, pouco se prepara os alunos em relação aos conhecimentos ligados ao tema de finanças, o que “afeta, diretamente, na forma de viver de cada um. Com um conhecimento básico da Matemática Financeira, a pessoa conseguiria escolher a opção com taxas de juros menores e que satisfaça a sua necessidade”, conclui. Além de Jade e Taíde, o vídeo finalista foi produzido pelos estudantes Guilherme Logrado, Maria Fernanda Almeida e Thiago Luz.

Segundo o professor e coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Jonson Ney Dias da Silva, a utilização de vídeos nas aulas de Matemática tem sido um excelente mecanismo para relacionar a matemática às questões do cotidiano. “A tecnologia está sendo muito importante. Aplicativos, softwares e, principalmente, redes sociais tem contribuindo muito, ainda mais agora na modalidade de ensino remoto que é vivenciada pela grande maioria de estudantes”, revelou.

Sobre o Festival – O evento é uma iniciativa do projeto “Vídeos Digitais na Licenciatura em Matemática à Distância” da Unesp, que consiste em um ambiente virtual de compartilhamento de vídeos com conteúdo matemático. Com grande adesão por parte de professores e alunos de vários estados do Brasil, o Festival já faz parte do calendário de eventos anuais da Educação Matemática e, esse ano, acontece nos dias 12 e 13 de agosto.

A votação do Júri Popular está aberta até o dia 11 de agosto, por meio da quantidade de curtidas dos vídeos no canal oficial do Festival no YouTube. O encerramento do Festival será marcado por um evento, no qual serão realizadas palestras, mostras de vídeos e a cerimônia de premiação das categorias de Júri Popular e de Júri Especializado.

Desde 2018, uma equipe de estudantes da Uesb foi premiada no Festival de Vídeos da Educação Matemática. Já em 2019, outros discentes do curso participaram do evento, produzindo um vídeo sobre o Teorema de Pitágoras.

 

 

 

 

 

Foto de capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,