Aos 91, morreu em Salvador o ex-governador Waldir Pires

Da Redação

Morreu na manhã desta sexta-feira (22), no Hospital da Bahia, em Salvador, o ex-governador da Bahia, Francisco Waldir Pires de Souza, aos 91 anos, após parada cardiorrespiratória. Pires foi internado na noite da quinta-feira (21) apresentando um quadro de pneumonia e, por volta das 10hs00 da sexta-feira não respondeu às manobras de reanimação e veio a óbito.

Baiano de Acajutiba, Francisco Waldir Pires de Souza passou a infância em Amargosa, onde estudou o primário. Cursou o antigo Ginasial {Fundamental II] Colégio Clemente Caldas, em Nazaré das Farinhas (BA). Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia.

Na década de 60, Pires exerceu a função de Coordenador dos cursos jurídicos da Universidade de Brasília (UnB), onde era também professor de Direito Constitucional.

Além de governador da Bahia (1987-1989), Waldir Pires foi deputado estadual (1955/1958) e deputado federal por três vezes (1959/1962, 1990/1993 e 1999/2002). Em 1963, na gestão do ex-presidente João Goulart, exerceu a função de Consultor-Geral da União (órgão responsável pelas análises e pareceres da juridicidade e da constitucionalidade), em 1963, na gestão do presidente João Goulart.

Na gestão do ex-presidente José Sarney (1985/1986) foi ministro de Estado da Previdência Social.

Em 1986 foi eleito governador da Bahia pelo MDB, desbancando o jurista Josaphat Marinho, candidato apoiado pelo ex-governador Antônio Carlos Magalhães, seu principal adversário na política. Ficou no cargo até 1989, quando descompatibilizou-se para tentar ser candidato a presidente da República. Acabou disputando as eleições como candidato a vice na chapa liderada por Ulisses Guimarães. A chapa ficou em sétimo lugar na disputa.

Em 2003, no Governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi nomeado ministro de Estado do Controle e da Transparência (CGU) – hoje Ministério da Transparência e Controle Geral da União – órgão de controle interno do Poder Executivo Federal responsável pela defesa do patrimônio público, combate à corrupção e incremento da transparência na gestão. Entre 2006 e 2007, no segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi ministro de Estado da Defesa.

Em 2012 foi eleito vereador em Salvador e cumpriu o mandato entre 2013 e 2016.

O velório de Waldir Pires será neste sábado, 23, a partir de 9h, no Mosteiro de São Bento, na região central de Salvador, onde será celebrada uma Missa às 16h30. Em seguida, o corpo segue para o Cemitério Jardim da Saudade, no Bairro de Brotas. A cerimônia de cremação será no domingo, 24, em horário a confirmar.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias ,