77 3441-7081 — [email protected]

Assitência Social de Itambé comemora o sucesso da I capacitação para os profissionais do Abrigo Josefina Ferraz

Por Nicolaia Carneiro ASCOM/PMI

Um Governo que capacita seus profissionais renova a sua forma de atender e transforma muitas vidas. E foi assim, com o objetivo de transformar vidas, fortalecendo as ações voltadas à Atenção ao Idoso, que a gestão do prefeito Eduardo Gama inovou mais uma vez e realizou a I Capacitação para os Profissionais do Abrigo Josefina Ferraz.

Organizado pela Secretara de Assistência Social, por meio da Proteção Social Especial (PSE), o encontro aconteceu na última sexta-feira (21), no Auditório do CSU, e contou com a participação de autoridades, renomados palestrantes, além da direção e de todos os profissionais que atuam na Unidade de Acolhimento.

Com o tema “Quem cuida precisa de cuidados”, a capacitação foi aberta com um momento de oração seguido do pronunciamento da Secretária de Assistência Social de Letícia Chiachio, da Secretária de Saúde Norma Gama e da coordenadora da PSE Jislane Brito. Após as falas, a primeira palestra apresentada foi “A Saúde do idoso: Desafios do envelhecimento”, ministrada pela enfermeira da Santa Casa de Misericórdia, Priscila Guedes.

No segundo módulo, foi abordado “O papel e as responsabilidades do cuidador do idoso”, apresentado pelas fisioterapeutas do NASF Edivígena Matos e Catarine Ferraz. Logo após, foi apresentado o tema: “Noções de primeiros socorros”, uma palestra ministrada pela Coordenadora do Samu Rebeca Gusmão e socorristas.

 Seguindo a programação, foi a vez da palestra “Quem cuida do cuidador?”, sob a orientação da psicanalista, psicóloga e teóloga, Ednalva Novais, especializada em Terapia Cognitiva Comportamental e Saúde Mental. O último módulo foi apresentado pela psicóloga do CREAS, Milena Oliveira, com o assunto “Qualidade de vida e violência contra o idoso”.

A programação contou ainda com a realização de atividades de alongamento, dinâmicas em grupo e apresentações culturais com a participação de Thainá Trindade e Thiago Bispo, além do Programa Primeira Infância no SUAS que teve como tema “Cuidando de quem cuida”, apresentada pela orientadora social Mariselma Lira.

Finalizando as atividades, um dos momentos que mais emocionou os profissionais e os convidados, foi uma linda homenagem realizada pelos moradores do Abrigo à coordenadora  Vilma Silva e aos seus cuidadores. Ao som da canção “Amigos para sempre”, sob a condução da coordenadora da PSB Semírames Gusmão (Bia), os idosos externaram sua gratidão pelo carinho e cuidados recebidos diariamente.

Para a coordenadora da PSE, Jislane Brito, a Capacitação foi um momento único, onde cada profissional pôde aprender novas técnicas e compartilhar conhecimentos. “O trabalho com os idosos demanda muita atenção e afetividade. E, esta capacitação veio agregar novas técnicas ao trabalho tão cuidadoso que vem sendo realizado por essa equipe comprometida”, afirmou a coordenadora.

Na oportunidade o prefeito Eduardo Gama, que acompanhou de perto parte da programação, parabenizou toda equipe da Assistência Social pela iniciativa e reafirmou o compromisso do Município com a ampliação das políticas públicas destinadas ao cidadão idoso. “Seguimos firmes com o propósito de atender da melhor forma possível o nosso público”, ressaltou.

Jornal do Sudoeste

Categorias