77 3441-7081 — [email protected]

Realização da Capacitação de Trabalhadores e Trabalhadoras Domésticas vai acontecer em outubro

Por Ascom IDSB

 

No próximo mês de outubro, o IDSB, dará início à Capacitação de Trabalhadores e Trabalhadoras Domésticas. Este projeto é uma idealização do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano, que acontecerá nos municípios de Caetité, Guanambi, Poções e Vitória da Conquista, até o mês de dezembro.

Dentre outras temáticas, como meio ambiente, condições de trabalho, atividades laboral e pessoa com deficiência, a profissionalização consiste também:

  • No aprimoramento nos cuidados de idosos e crianças;

  • Programas e projetos que possam contribuir para a melhoria da condição de vida dos trabalhadores domésticos, por meio da qualificação profissional, educação para a cidadania, incluindo políticas unificadoras de gênero e raça;

  • Entrega de certificados.

Esse projeto integra os princípios e finalidades da Agenda Bahia do Trabalho Decente, criada em 2011 pelo Governo da Bahia, com o objetivo de estabelecer melhorias na atividade laboral, qualidade de vida, equidade salariais entre homens e mulheres e aumento na renda.

A Capacitação de Trabalhadores e Trabalhadoras Domésticas só pôde acontecer porque, primeiramente, o IDSB foi selecionado no 2º Edital do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), de 2013, para receber os recursos necessários, sendo aprovado pela Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte do Estado da Bahia (SETRE).

FUNTRAD

Criado em 2011, pelo Governo do Estado da Bahia, tem natureza contábil-financeira e é um instrumento de captação de recursos, proveniente de fontes diversas, exclusivamente destinadas para colaborar de forma subsidiária na implementação de ações de promoção do trabalho decente no Estado da Bahia.

O IDSB

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), além da qualificação profissional e social  tem desenvolvido ações voltadas à economia solidária no Território do Sertão Produtivo, e, desde 2005, executa projetos qualificando jovens e adultos para o mercado de trabalho, ou empreender seu próprio negócio.

A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO

Na Agenda Bahia do Trabalho Decente, as trabalhadoras e trabalhadores domésticos são  considerados um dos eixos prioritários de atuação para essa categoria. Diante desse contexto, a importância e representatividade desses trabalhadores, tem sido articulada uma série de ações que envolvem a profissionalização, qualificação, elevação da escolaridade, educação previdenciária, orientação trabalhista para empregados e empregadores.

No trabalho doméstico, duas características são marcantes: gênero e raça. Ao eleger o trabalho doméstico como prioritário da Agenda, reitera-se a importância da discussão da igualdade racial, considerando que a maioria dessas trabalhadoras são mulheres negras e, consequentemente, duplamente discriminadas. Para a formação das turmas, as inscrições encontram-se abertas.  Maiores informações pelo telefone (77) 3421-4907.

INSCRIÇÕES

VITÓRIA DA CONQUISTA

  • ESCOLA ESTADUAL SÃO JOÃO BATISTA – VIADUTO DO GUARANI COM BAIRRO PETRÓPOLIS
  • CRECHE CLUBE DE MÃES -RUA 15 DE SETEMBRO, Nº 11, B – BAIRRO ALTO DA CONQUISTA
  • UNIÃO DE MULHERES DE VITÓRIA DA CONQUISTA – AV. DINAELZA COQUEIRO, Nº 44 / (ANTIGA AMAPÁ) BAIRRO IBIRAPUERA
  • CENTRO DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO MARGARIDA ALVES – AV. FREI BENJAMIM, 380, 1º ANDAR  PATAGÔNIA

GUANAMBI

  • COLÉGIO PROFESSORA JOSEFINA TEIXEIRA AZEVEDO – PÇA. VEREADOR OTELINO FERREIRA COSTA – BAIRRO BRASILIA (PRÓXIMO AO PARQUE DE EXPOSIÇÃO)

CAETITÉ

  • ESCOLA DE APLICAÇÃO ANEXA AO IEAT – PÇA. DA BANDEIRA, SN, BAIRRO SÃO JOSÉ

POÇÕES

  • ESCOLA MUNICIPAL  ALEXANDRE PORFÍRIO – CENTRO
 

Jornal do Sudoeste

Categorias