Audiência Pública marca comemorações do Dia do DeMolay

Na noite desta terça-feira (21) a Câmara Municipal realizou uma audiência pública em comemoração ao Dia Municipal do DeMolay (estabelecido pela Lei Nº 1.646/2009), celebrado em 18 de Março. A solenidade foi convocada pelo vereador Valdemir Dias (PT), com apoio da Ordem DeMolay e das lojas maçônicas de Vitória da Conquista. A audiência foi marcada por grande participação dos jovens dos dois Capítulos que compõem a Ordem DeMolay na cidade: Conquistense e Guardiões do Cruzeiro do Sul.

Breno Santos Pereira

Durante a audiência pública, a cerimônia ritualística da ordem, foi conduzida pelo Mestre Conselheiro do Capítulo Guardiões do Cruzeiro do Sul da Ordem DeMolay,Breno Santos Pereira.

Valdemir Dias (PT)

Após abertura dos trabalhos, o vereador Valdemir Dias(PT) agradeceu a presença de todos e afirmou estar honrado por ter sido o autor do requerimento que solicitou audiência. Para o vereador, na atualidade, a noção de juventude diz sobre como este é um momento singular da vida. “Com a sua diversidade e nova concepção de cidadania, com reconhecimento de direito e deveres, com uma vida familiar educacional e social em busca do pleno exercício de cidadania”, completou. Ainda segundo Valdemir, investir na juventude brasileira representa um desafio gigantesco. “Devemos criar as condições necessárias para o seu pleno desenvolvimento, fortalecendo a esperança da sociedade em nosso país”, afirmou. Devido a isto, segundo o vereador, se faz a importância da instalação da ordem DeMolay no Brasil e em Vitória da Conquista.

Valdemir falou também sobre as sete virtudes da Ordem DeMolay, destacando duas: a amor filial e o patriotismo. “A família como base das nossas vidas e sem a qual não teremos um contorno bem-sucedido. E o amor pela pátria, cuja a necessidade histórica se faz presente, principalmente na preparação dos nossos jovens, para assumir o protagonismo das suas vidas e contribuir para uma sociedade mais justa”, refletiu. O vereador afirmou ainda que a Maçonaria deve reaprender a lidar com a juventude “Caberá a maçonaria conquistense estudos mais profundos a cerca da população dos jovens da nossa cidade, para um melhor investimento na ordem DeMolay”, disse.

Gilmar Ferraz (PMDB)

O vereador Gilmar Ferraz (PMDB) expressou sua alegria em fazer parte dessa festividade. Gilmar ressaltou que se alegra ainda porque tem um filho DeMolay. Ele observou que é animador perceber a plateia da Câmara repleta de jovens reunidos em torno de uma iniciativa louvável, pois são o futuro da Nação, são cidadãos que poderão estar à frente do desenvolvimento do País. O parlamentar pediu a colaboração de todos na construção de um país melhor.

Rafael Matos Oliveira

Para o Mestre Conselheiro da Ordem Demolay, Rafael Matos Oliveira, o dia do DeMolay é uma data para relembrar de todos os votos feitos, segundo ele, o bem, o amor a Deus, à pátria e aos irmãos. Rafael se disse emocionado em representar o Capítulo Conquistense e pediu aos presentes: “Foquem em tudo que está sendo proposto aqui, isso é o que sentimos para o futuro da nação: a melhoria mutua”.

Jader de Souza Oliveira

Jader de Souza Oliveira, o presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Conquistense da Ordem DeMolay, agradeceu à Câmara pela oportunidade de os DeMolay terem um dia para festejar e discutir suas ações no âmbito do Legislativo. Jader ainda pontuou sua alegria em fazer parte da Ordem, um aprendizado e satisfação que ocorre na vivência diária.

André Luís Santos Hermínio

O secretário-executivo do Conselho Maçônico de Vitória da Conquista, o sr. André Luís Santos Hermínio, agradeceu e ressaltou inciativa do vereador Valdemir Dias, chamando atenção para a importância das instituições que incentivam valores morais aos jovens. “A Ordem DeMolay vem se destacando há muitos anos, ela formou cidadãos, homens, que vieram compor, com o tempo, cargo de dirigentes da Maçonaria e produzir o trabalho que os irmãos lá de trás inciaram”, afirmou. André destacou também a importância de instituições como a Ordem DeMolay, que preservaram e defendem a união da família, a escola pública e os direitos mínimos. Parafraseando Pitágoras, ele afirmou que é preciso educar as crianças, para que não seja preciso punir os adultos.

Társis Valentim Pichemel

O Grande Conselheiro da Ordem DeMolay para o Estado da Bahia, Társis Valentim Pichemel, explicou que a existência das sete luzes, representadas no ritual realizado no Plenário, relacionada à existência da escuridão. Segundo ele, os DeMolay lutam, perpetuamente contra o mal, a ignorância e a intolerância. O uso da luz é tanto símbolo como chamamento à luta. Pichemel destacou que os espaços de atuação cotidiana são campos de batalha, mas a principal arena é o interior de cada indivíduo. Em sua fala, frisou a virtude cardeal – virtudes de direcionamento, que guiam o DeMolay num caminho venturoso, numa construção diária para o melhoramento pessoal e ainda destacou a imagem de um cavaleiro templário que representa também a luta contra o mal.

Marcelo Prado Moreira Almeida

A audiência contou também com a palestra do professor Marcelo Prado Moreira Almeida sobre o papel da ordem DeMolay na formação de líderes, e homenagens a Jackson Torres, consultor do Capitulo Conquistense da Ordem DeMolay e Patrícia Oliveira Gonçalves, presidente do Clube de Pais do Capítulo Conquistense.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias