POR REDAÇÃO JS (redacao@jornaldosudoeste.com)
Em um evento realizado no Auditório da Prefeitura Municipal, na noite do último dia 12, que reuniu familiares, autoridades e agentes culturais do município, a youtuber e atriz conquistense radicada, desde criança, em Brumado, Mariana Ferreira lançou seu primeiro romance. Intitulado “O Que (Não) Desejar de Natal”, o livro conta a história de Luana, estudante de Publicidade e Propaganda e apaixonada por fotografia que sempre teve no Natal, sua época favorita. A data marcava o reencontro com a família, os amigos e o namorado, Daniel, após um ano longe, dedicado aos estudos na Faculdade. Tudo parecia perfeito até que, na véspera de Natal, uma discussão inesperada com o namorado muda o clima de celebração. Abalada pelo conflito, Luana faz um desejo – sem imaginar que esse impulso seria o ponto de virada capaz de transformar completamente sua vida. Ao lado de Miranda, uma nova amiga que surge em meio ao caos, Luana embarca em uma série de aventuras na tentativa de reverter as consequências de sua escolha. Resta saber se ela conseguirá consertar o que foi colocado em risco.
Em síntese, a obra apresenta uma reflexão sensível e contemporânea sobre desejos, escolhas e suas consequências, tendo o período natalino como pano de fundo. A narrativa provoca o leitor a questionar se aquilo que se deseja corresponde, de fato, ao que se quer para a própria vida.
“O Que (Não) Desejar de Natal”, como pontua a autora, não é uma obra biográfica, mas carrega traços de reconhecimento pessoal da autora e busca provocar identificação nos leitores. O objetivo, segundo Mariana Ferreira, é humanizar personagens fictícios e convidar cada leitor a refletir, a partir de sua própria individualidade, sobre experiências comuns a muitos jovens, especialmente aqueles oriundos de pequenas cidades do interior que precisam deixar a família para estudar, geralmente muito longe de casa, e, nesse processo, aprender a lidar com medos e administrar anseios.
A narrativa se concentra na personagem Luana, que expressa uma das principais propostas da autora: questionar se aquilo que se deseja é, de fato, o que se quer, e se há disposição para enfrentar as consequências das escolhas. Ao levantar essas questões, Mariana Ferreira busca ampliar o debate sobre os dilemas da juventude e os desafios impostos pela vida acadêmica e pessoal.
O lançamento em Brumado do primeiro livro da jovem escritora Mariana Ferreira contou com o apoio institucional da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, no âmbito da proposta de fortalecimento de iniciativas culturais e incentivo a novos talentos do município, compromisso da gestão municipal com o resgate e a formação cultural, conforme ressaltou o titular da pasta, José Ribeiro Neves, que conta com total apoio do prefeito Fabrício Abrantes Pires de Souza Oliveira (Avante).
A escritora Mariana Ferreira destacou a importância do apoio institucional da Prefeitura Municipal de Brumado, que incluiu o lançamento de sua obra na programação natalina da cidade. Ao JS, ela classificou o momento como único e marcante em sua trajetória.
“Sou muito grata a todo o carinho e respeito que recebi da Prefeitura de Brumado, por meio da equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, que cuidou de cada detalhe e fez com que fosse uma noite muito especial”, afirmou. A autora fez questão de citar o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer José Ribeiro Neves e o prefeito Fabrício Abrantes, em nome dos quais abraçou a toda equipe envolvida no lançamento da obra, pelo incentivo e atenção dedicados ao evento, que ela definiu como “incrível”.
O livro (“O Que (Não) Desejar de Natal”) está disponível para compra no site oficial da autora (https://escritoramarianaferreira.com.br), com envio para qualquer cidade do país mediante taxa de frete de R$ 10,00. A versão digital (E-book) será lançada em breve.
Foto: Ascom/PMB





