POR REDAÇÃO JS
Desde a campanha eleitoral de 2022, o cenário político brasileiro tem sido marcado por uma escalada de tensões entre o Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seus apoiadores e a oposição, liderada principalmente pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e seus aliados. A postura mais agressiva de Jair Bolsonaro e de seus apoiadores tem provocado reações variadas, tanto de adversários quanto de aliados. Em meio a discursos mais contundentes e declarações polêmicas, que ganham destaque na mídia, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu em Processos no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado, tem buscado, sem resistência – pelo contrário, com incentivo – de seus apoiadores, baixar o nível do debate político.
À medida que avançam as investigações e processos relacionados às tentativas de ruptura das Instituições — iniciadas com ocupações de áreas em frente ao Quartel General do Exército em Brasília e em outras capitais, e culminando na invasão e depredação de sedes dos três Poderes — o tom das provocações tem se intensificado, envolvendo políticos de ambos os lados.
Na última sexta-feira, 2 de maio, durante uma visita a América Dourada, onde cumpria agenda de trabalho, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues Souza (PT), surpreendeu até aliados ao fazer um discurso mais incisivo, numa espécie de contrapeso ao discurso de Jair Bolsonaro em 2018, em Rio Branco (AC), ao incentivar apoiadores a “fuzilar a ‘petralhada’ aqui do Acre”. Em América Dourada, durante ato público que marcou a visita para entrega de obras na cidade, Jerônimo Rodrigues respondeu às críticas de seus opositores no Estado elevando o tom de voz e criticando a atuação do ex-presidente na pandemia de Covid-19. Ele afirmou: “Ele (Jair Bolsonaro) sorria daqueles que estavam na pandemia sentindo falta de ar. Ele vai pagar essa conta dele e quem votou nele também. Fazia no pacote. Bota uma ‘enchedeira’. Sabe o que é uma ‘enchedeira’? Uma retroescavadeira. Bota e leva tudo para a vala”.
Esse discurso mais agressivo, nunca antes visto em eventos públicos do governador, acabou por prejudicar sua imagem e alimentar ataques de seus adversários, que não tardaram a reagir. O ex-presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, fez uma crítica irônica, referindo-se ao pronunciamento como um “discurso de ódio que pode” e dizendo que “um discurso carregado de ódio, que em qualquer cenário civilizado deveria gerar repúdio imediato e ações institucionais firmes, mas nada aconteceu”.
Internamente, opositores do Governo na Bahia também criticaram a postura de Jerônimo Rodrigues, acusando-o de tentar desviar a atenção dos problemas do Estado com uma retórica agressiva. Entre aliados, o episódio foi visto com ceticismo, considerado como “desnecessário” e uma saída do perfil ponderado e responsável que o governador costuma manter. Para aliados, a postura habitual do governador busca sempre evitar a polarização e as provocações que seus adversários usam para desviar o foco de temas essenciais como Saúde, Educação e Segurança Pública.
Governador reconhece o erro e se retrata, embora tentando minimizar o conteúdo da fala
Reconhecendo o exagero, Jerônimo Rodrigues posteriormente se retratou, tentando minimizar o impacto de sua fala. Após quase 72 horas de silêncio, o governador adotou um tom mais moderado, pedindo desculpas e fazendo um aceno ao bom senso, à legalidade e à civilidade que devem nortear a conduta de homens públicos.
Durante o cumprimento de uma agenda de trabalho na manhã de segunda-feira, 5 de maio, em Salvador, ele afirmou aos jornalistas: “Quem me conhece sabe, eu sou uma pessoa religiosa, sou uma pessoa de família, não vou tratar qualquer opositor com esse tipo de linguagem. Foi descontextualizado”. Ele também pediu desculpas se suas palavras foram interpretadas como pejorativas, especialmente em relação ao eleitorado do ex-presidente Jair Bolsonaro, reconhecendo que termos como “vala” e “trator” foram fortes demais.
Esse episódio reforça a lição de que o discurso de ódio tem impactos profundos na sociedade, alimentando divisão, preconceito e intolerância. Uma das maiores dificuldades atuais da sociedade é equilibrar a liberdade de expressão com a responsabilidade social, promovendo um debate mais saudável e construtivo, mesmo em tempos de forte polarização política.
Foto: Feijão Almeida/GovBA




szeh2u
loe8s4
dernr1
lri904
3ycjbl
swozmy
cjmgar
lv2hdo
gjsiv0
tlyv55
I appreciate, cause I found exactly what I was looking for. You’ve ended my four day long hunt! God Bless you man. Have a nice day. Bye
I am impressed with this website , real I am a fan.
ysfqds
What i don’t realize is actually how you are not actually much more neatly-liked than you might be right now. You’re so intelligent. You know therefore considerably on the subject of this subject, produced me in my view believe it from numerous varied angles. Its like men and women don’t seem to be involved until it is something to accomplish with Lady gaga! Your own stuffs excellent. All the time handle it up!
Wow! Thank you! I continuously needed to write on my blog something like that. Can I include a part of your post to my site?
0bu9ia
I not to mention my guys happened to be going through the excellent ideas found on your site and then the sudden came up with an awful feeling I had not thanked the website owner for those secrets. Those people became absolutely passionate to study them and have in effect actually been making the most of them. Many thanks for simply being well accommodating as well as for pick out these kinds of useful subject areas most people are really desirous to learn about. My sincere regret for not saying thanks to earlier.
You got a very fantastic website, Gladiolus I noticed it through yahoo.
I have been examinating out a few of your articles and i can claim pretty good stuff. I will definitely bookmark your website.
I love it when people come together and share opinions, great blog, keep it up.
Saved as a favorite, I really like your blog!
Valuable info. Lucky me I found your web site by accident, and I’m shocked why this accident did not happened earlier! I bookmarked it.
Real excellent info can be found on web blog.
Very interesting points you have noted, thankyou for posting.