Bahia: Idosos com 60 anos ou mais têm prazo até 15 de abril para se vacinar contra gripe

Cada município baiano tem autonomia para definir estratégias de vacinação. No entanto, o Ministério da Saúde recomenda que autoridades epidemiológicas de todo o país impeçam a aglomeração de pessoas, principalmente idosos, por causa da pandemia do Covid-19

 

Por Agência do Rádio Mais

 

Até 15 de abril, idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde da Bahia podem se vacinar contra o vírus Influenza, causador da gripe. Esse público compõe o grupo prioritário da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Cada município baiano tem autonomia para definir estratégias de vacinação. No entanto, o Ministério da Saúde recomenda que autoridades epidemiológicas de todo o país impeçam a aglomeração de pessoas, principalmente idosos, por causa da pandemia do Covid-19.

Adriana Dourado, coordenadora de Imunização da Bahia, diz que os gestores de saúde do estado têm feito o dever de casa ao criar estratégias para proteger principalmente os idosos com 60 anos ou mais.

“Alguns municípios estão vacinando casa a casa, outros estão vacinando em postos de saúde. Alguns seguem a estratégia de escalonamento da população,  chamando pelo mês de nascimento ou por ordem alfabética”.

A Campanha de Nacional de Vacinação contra a Gripe será realizada em três fases e termina em 22 de maio. A meta do Governo da Bahia, até o final da campanha, é imunizar mais de quatro milhões de pessoas. A coordenadora Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Franciele Fontana, tranquiliza a população e garante que haverá vacina para todos.

“Todas as pessoas serão vacinadas em cada etapa da  vacinação. Essas vacinas estão sendo entregues de forma escalonada pelo Instituto Butantan, que é o nosso produtor”.

O Influenza é uma infecção aguda do sistema respiratório com alto potencial de transmissão, segundo o Ministério da Saúde. Os principais sintomas da infecção são febre, dor no corpo, dor de cabeça e tosse seca. Só neste ano, a Secretaria de Saúde da Bahia registrou 64 casos de pessoas infectadas pelo vírus Influenza e três óbitos causados pela infecção.

Arte: Agência do Rádio Mais.

O Ministério da Saúde alerta que, para evitar o contágio da gripe, além de vacinar, é recomendável seguir medidas simples como higienizar as mãos e a manter hábitos saudáveis.

Em caso de fila, as pessoas, principalmente os idosos com 60 anos ou mais, devem manter uma distância de dois metros.

Para mais informações sobre a campanha nacional, acesse: saude.gov.br/vacinabrasil ou entre em contato com a Secretaria de Saúde da Bahia pelo telefone 0800 284 0011.

Para mais informações sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, acesse: saude.gov.br/vacinabrasil.

Foto de Capa: Divulgação/ Agência do Rádio Mais.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,