Bom Jesus da Lapa: Reflexões Pedagógicas foi tema da Jornada Pedagógica 2020

Por Mateus Almeida

Tendo como tema ‘Reflexões Pedagógicas”, a Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos últimos dias 11 e 12 a Jornada Pedagógica 2020, que reuniu gestores e professores das Unidades da rede pública municipal de Ensino da sede e zona rural, abrindo oficialmente o ano letivo.

Na abertura do evento, a Filarmônica Euterpe Lapense executou o Hino Nacional e algumas das músicas que compõem seu repertório.

Após a formação da mesa de autoridades e convidados, o vice-prefeito Carlos Nascimento Costa (Progressistas), que representou o prefeito Eures Ribeiro Pereira (PSD), fez um pronunciamento destacando a importância dos educadores e aproveitando para exaltar iniciativas da Administração Municipal que estão sendo positivas para o avanço na qualidade de Ensino no município.

Vice-prefeito Carlos Nascimentos Costa – Foto: Ascom/PMBJL

Já o secretário municipal da Educação, Adson Pereira da Silva, em sua intervenção, além das considerações relacionadas ao tema da Jornada Pedagógica e ao importante trabalho que vem sendo realizado pelos educadores do município, fez questão de reforçar que importantes projetos implementados pela atual gestão, citando nominalmente três deles, Alfabetiza, Leve Lanche e Kit Higiene, serão mantidos e, se necessário, ampliados em 2020.

Secretário Municipal de Educação, Adson Pereira da Silva. Foto: Ascom/PMBJL.

Adson Pereira aproveitou para anunciar a implantação, em 2020, de novos projetos visando consolidar as conquistas e avançar ainda mais na eficiência do Ensino na rede pública municipal, entre os quais o Biblioteca Móvel, que vai atender à proposta de incentivar a leitura dos alunos da rede, com especial atenção para os estudantes matriculados nas Escolas de Tempo Integral [Escola Municipal Vila Maia, no Bairro Jurema, e Escola Municipal Padre Francisco da Soledade, no centro da cidade].

Dando seguimento à programação oficial da abertura da Jornada Pedagógica, a Coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social, órgão da estrutura da Secretaria Municipal de Assistência Social, Karla Nair Farah Teixeira, fez uma explanação sobre a parceria formatada entre o Governo Municipal e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) visando reforçar o compromisso com a melhoria da qualidade do Ensino e a formação de pessoas.

Um grupo de adolescentes atendidos pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca), iniciativa implementada para atender proposta da Unicef e que tem por objetivo incentivar a participação cidadã dos jovens, abrilhantou a Jornada Pedagógica fazendo uma apresentação tendo como tema o debate sobre a consciência racial.

Palestrante Lucca Very – Foto: Ascom/PMBJL.

Para finalizar a solenidade de abertura da Jornada Pedagógica 2020, foi proferida palestra motivacional pelo renomado publicitário e mágico Lucca Very. Em sua palestra, interativa, Very promoveu momentos de alegria, de reflexão e despertou emoções, demonstrando aos educadores que além da sua capacidade de ensinar Matemática, Português, História, Geografia, etc, os professores também tem habilidade para atender às carências sócio emocionais dos alunos, cativando-os e incentivando-os a despertar e desenvolver suas habilidades e comemorando os resultados desse trabalho conjunto.

Ao avaliar a Jornada Pedagógica, o secretário municipal de Educação, Adson Pereira destacou a importância da iniciativa, que além de permitir a troca de experiências e o planejamento para as atividades do ano letivo, foi um momento de motivação e de reflexão para os professores, cujo trabalho e comprometimento têm sido fundamentais para os avanços na Educação do município.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias ,