Bom Jesus da Serra: PCdoB define candidata à Câmara Municipal

DA REDAÇÃO

 

A psicopedagoga, líder sindical e ex-secretária municipal de Saúde Romilda de Oliveira Santos Carmo é a aposta do PCdoB para conquistar uma cadeira na Câmara Municipal de Bom Jesus da Serra. Romilda Oliveira confirmou, na última semana, ter aceito o desafio proposto pela legenda.

Para o comando da legenda, Romilda Oliveira reúne todas as condições que as novas lideranças políticas precisam ter para assumir o protagonismo no Legislativo Municipal, além do conhecimento e da experiência na gestão pública, uma postura moderna e a capacidade para dialogar com os diferentes segmentos da sociedade.

Segundo uma fonte do JS com livre trânsito no Paço Municipal, a indicação do nome da ex-secretária municipal de Saúde para disputar uma vaga na Câmara Municipal teria contado com o apoio do prefeito Edinaldo – Gazzo – Meira Silva (PSD).

O lançamento da pré-candidatura da ex-secretária municipal de Saúde, Romilda Oliveira, segundo a mesma fonte, faz parte de uma estratégia do PCdoB de ampliar a participação feminina na política.

Pouco menos de trinta e um anos de sua emancipação política e administrativa, formalizada em 13 de junho de 1989, Bom Jesus da Serra teve apenas duas mulheres ocupando uma cadeira na Câmara Municipal, entre 2004 e 2008 e 2009 a 2012, respectivamente Mônica Braga de Oliveira Matos (à época filiada ao hoje Progressistas) e Jussiara Dias Mascarenhas Vilasboas Alves (PSDB).

Nos quase trinta e um anos de emancipação política e administrativa, além das duas vereadoras eleitas, outras cinco mulheres [Armezina Oliveira Silva (PSDC), Maria Gorete Correia Matos (PSDC) e Neuma Gonçalves Fernandes (PSL), em 1996; Cristina Aparecida da Silva Oliveira (PL), em 2000, e Maria de Jesus Souza (PFL, hoje Democratas), em 2004] participaram como candidatas às eleições municipais, disputando uma cadeira no Legislativo Municipal, o que reforça o entendimento da necessidade de incentivar as mulheres a ocupar seu espaço na política e, por consequência, as estimule a disputar as eleições.

Há uma expectativa, nos meios políticos de Bom Jesus da Serra, que o lançamento da pré-candidatura da comunista Romilda de Oliveira Santos Carmo sirva como incentivo para que outras mulheres possam também colocar seus nomes para avaliação do eleitorado já nas eleições municipais deste ano.

 

Foto de Capa: Blog Bom Jesus Destak.
Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias ,