Brumado: Governador autoriza início das obras da Policlínica Regional

Por Redação

 

Em visita de trabalho a Brumado, na manhã desta segunda-feira (16), o governador Rui Costa dos Santos (PT), assinou a Ordem de Serviço para execução do projeto de construção da Policlínica Regional do Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Brumado.

Na obra, serão investidos cerca de R$ 12 milhões (obras físicas, aquisição de equipamentos e micro-ônibus para os municípios consorciados), financiados pelo Governo do Estado. Após a conclusão, o equipamento será gerido pelos municípios consorciados, sendo que 60% do custo será de responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde da Bahia e os restantes 40% divididos entre as Prefeituras que compõem o Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Brumado. A expectativa é que as obras estejam concluídas no prazo de dez meses.

Rui Costa em pronunciamento na cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço para construção da Policlínica Regional do Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Brumado. Foto: Lara Silva.

Em seu pronunciamento, em ato público que reuniu prefeitos e vereadores da região, parlamentares, lideranças políticas regionais, servidores públicos municipais e populares, o governador destacou a importância da Policlínica Regional, que apontou já está beneficiando expressiva parcela da população baiana. Segundo o governador, a estratégia da Secretaria de Estado de Saúde da Bahia é fortalecer a Atenção Básica através das Policlínicas e das Unidades Básicas de Saúde, além de tornar mais acessível exames de alta complexidade para a população regional. “As Policlínicas vêm se juntar às Unidades Básicas de Saúde, com o objetivo de fortalecer a prevenção. Antes das Policlínicas, as pessoas que moram no interior tinham que se deslocar para municípios distantes ou para a capital, em busca de uma especialidade ou exame que não era ofertado na sua cidade. Com esse novo modelo de regionalização da Saúde, a população dispõe de uma estrutura confortável, inclusive no deslocamento, para um atendimento de qualidade”, pontuou o governador.

Com 3.200 metros quadrados de área construída, a Policlínica do Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Brumado ofertará atendimento ambulatorial, apoio diagnóstico e terapia, por meio de exames como Raio-X, Ultrassonografia, Tomografia, Mamografia, Ressonância Magnética, Endoscopia, Ergometria, Eletrocardiograma, Ecocardiograma e Eletroencefalograma. Também serão ofertados tratamento do pé diabético, coletas laboratoriais e procedimentos ambulatoriais.

Os municípios beneficiados, que integram o Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Brumado, são, além de Brumado que sediará a Policlínica Regional, Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.

Foto: Lara Silva.

 Os agendamentos de consultas e exames na Policlínica serão feitos nos municípios onde residem os pacientes, que também serão responsáveis pelo deslocamento, em micro-ônibus climatizados que serão doados pelo Governo do Estado. A necessidade do encaminhamento para a Policlínica será das Unidades Básicas e Postos de Saúde do Programa Saúde da Família

Ainda em Brumado, o governador deu por inaugurada a Torre de Transmissão do Sinal Digital da TVE, lançou o Edital de Licitação para construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água que vai atender aos moradores das localidades rurais de Cristalândia, Tapera, Morrinhos, Barreiro Branco, Umburanas, Roça de Baixo, Várzea do Mocó e Várzea da Areia.

Por fim, o governador autorizou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural da Bahia a celebrar convênios, no valor de R$ 698 mil, no âmbito do Programa Bahia Produtiva, com a Associação dos Pequenos e Mini Produtores e Distribuidores de Leite de Brumado e a Associação Comunitária do Povoado de Campo Seco e Adjacências.

COM REPORTAGEM DE CARLOS EDUARDO OLIVEIRA E LARA SILVA
Foto de Capa: Carlos Eduardo Oliveira.

Jornal do Sudoeste

Categorias , ,