Cada Gota Conta: Liga de Cardiologia da UniFG promove campanha de doação de sangue em Guanambi

Por: Gisele Almeida

A baixa nos estoques de sangue em Unidades Hemoterápicas de todo o país devido à pandemia do Novo Coronavírus ainda é uma realidade. Foi pensando nisso que a Liga Acadêmica de Cardiologia e Hemodinâmica (LIACH) do Centro Universitário UniFG se mobilizou para realizar a sua primeira Campanha de Doação de Sangue em Guanambi, que acontece até esta sexta-feira, 12. 

O objetivo da Campanha é conscientizar e captar doadores em potencial a fim de melhorar o estoque de sangue da Unidade da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) de Guanambi. Além disso, a Liga busca levar à população informações precisas sobre todo o processo de doação de sangue e o seu uso. 

A professora da UniFG e coordenadora da LIACH, cardiologista Thaísa Ribeiro, destaca a importância de cada doação de sangue, já que uma única bolsa pode salvar até quatro vidas. “Cada gota importa. A necessidade é diária e o sangue não se compra, não se vende e é fundamental para atender os pacientes de doenças hematológicas ou mesmo os que estão nos hospitais à espera de transfusão, por isso, estamos realizando essa campanha”, ressaltou.

Dentre os principais requisitos para realizar a doação, a LIACH destaca que a pessoa precisa pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas ou fumado nas últimas duas horas. O doador ou doadora não pode ter feito tatuagem nos últimos 12 meses ou realizado exames endoscópicos nos últimos seis. Ainda é importante que o voluntário tenha dormido pelo menos seis horas nas 24 horas anteriores à doação.

Cumprindo os requisitos mencionados, basta que o doador se apresente na Hemoba, que fica localizada no Hospital Regional de Guanambi, portando um documento oficial com foto, em horário comercial, com exceção da sexta-feira, 12, dia em que esse atendimento só funcionará até meio dia. 

Após a doação, como precaução, a Liga orienta que a pessoa permaneça no local por pelo menos mais 15 minutos, não fume nas duas horas seguintes, não faça uso de bebidas alcoólicas, mantenha o curativo por no mínimo quatro horas e evite realizar esforço físico nas próximas 12 horas, preservando principalmente o braço por meio do qual fez a doação. 

 

 

 

Foto de Capa: Divulgação

Serviço  

O quê? I Campanha de Doação de Sangue da Liga Acadêmica de Cardiologia e Hemodinâmica da UniFG

Quando? Até a quinta-feira, 11, das 8h às 12h e das 14h às 18h; e na sexta-feira, dia 12, das 8h às 12h. 

Onde? Unidade da Hemoba, sediada no Hospital Regional de Guanambi, que fica localizado na Rua Dr. José Humberto Nunes, nº 1750, Bairro Paraíso.

 

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,