Carnaval 2020: Polícia Civil reforça registro de perda e furto de objetos e documentos via Delegacia Digital

Da Redação*

 

Foto: Fernando Vivas/GOVBA.

Os festejos do Carnaval se aproximam e os baianos ou turistas que perderem ou tiverem algum documento ou bem furtado nesse período, podem fazer o registro por meio do site da Delegacia Digital.

Apesar de ser um serviço oferecido desde 2008, a Polícia Civil da Bahia aproveitou o momento para reforçar sua existência, que ainda não é do conhecimento de todos.

De acordo com a Polícia Civil, o serviço, que funciona em qualquer parte do território baiano, contabilizou 104.698 registros em 2019 e a cada ano esse número vem aumentando, indicando a consolidação da iniciativa.

A Delegacia Digital funciona da seguinte maneira: o usuário realiza um cadastro no site e a Polícia Civil faz uma pesquisa a partir de todos os dados fornecidos; em seguida, validada a ocorrência, a Certidão de Ocorrência é encaminhada para o e-mail informado pelo usuário no momento do cadastro da perda ou furto, com tempo médio de 24 horas para o envio. Caso a pessoa deseje registrar furtos de objetos como telefone celular, é importante que seja informado o número do IMEI do aparelho. Se o item for encontrado, a Polícia Civil assegura a devolução do bem ao proprietário.

A coordenadora da Delegacia Digital, Célia Miranda, ressalta que o serviço é voltado apenas para perda e furtos de objetos e documentos. No que diz respeito aos crimes praticados com violência, ou seja, os roubos, a orientação é que a pessoa procure a Delegacia Territorial do bairro ou município onde aconteceu o delito.

Caso a pessoa tenha urgência em obter a Certidão de Ocorrência, seja por conta de viagem ou emissão de nova via do documento, pode encaminhar um e-mail para [email protected] e informar a situação. Esse mesmo e-mail também está disponível para quem deseja tirar dúvidas ou obter mais informações sobre a Delegacia Digital.

 

*Com informações da Secretaria de Comunicação Social do Governo do Estado da Bahia (Repórter: Jairo Gonçalves).
Foto de Capa: Foto: Fernando Vivas/GOVBA.

 

Jornal do Sudoeste

Categorias , ,