Cebola entra na lista de produtos que irão receber bônus do PGPAF em agosto

Por: CONAB – Assessoria de Imprensa

 

O Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF) irá pagar bônus para 10 produtos neste mês de agosto. Os produtos e os estados correspondentes são banana (TO), maracujá (ES), batata (RS), cará/inhame (AM, MG e RJ) e cebola (SP).

Os itens e estados contemplados foram divulgados nesta segunda-feira (9) no Diário Oficial da União. Os cálculos são realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O benefício entra em vigência a partir do dia 10 de agosto, com validade até 9 de setembro.

Um dos motivos para a inclusão da cebola na listagem deste mês é a pulverização da oferta e a boa produção nacional, que influenciaram a queda de preços do bulbo. Já de saída estão a banana (AL) e a manga (BA). Os preços da manga recuperaram o preço de mercado e estão favorecendo os produtores. Estão sendo atendidos, ainda este mês, pelo PGPAF a banana (ES e PB), cará/inhame (ES), maracujá (BA, CE, SE e SC), borracha natural (MA), cacau (AM), açaí (AC), feijão caupi (MT) e castanha de caju (PB, PE e PI).

O PGPAF contempla os cultivos cujos preços recebidos pelo produtor ficaram abaixo da garantia. A publicação da portaria com os valores do bônus mensal é realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que repassa aos agentes financeiros. Estes, por sua vez, concedem o desconto aos produtores nos seus financiamentos do Pronaf de forma automática, sem necessidade de solicitação.

 

 

 

Foto de capa: Allan Modesto/PortalR3

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,