Skip to content
77 3441-7081 — [email protected]

Chuva não apaga festa do desfile de 7 de Setembro, em Vitória da Conquista

Por Ana Flávia Magalhães e Gabriela Couto

O tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro de Vitória da Conquista aconteceu na manhã de sábado, 7, com o tempo nublado, e a garoa e a chuva aparecendo em diversos momentos. Mas, não foi o fator climático que fez com que o público saísse da Avenida Integração, que estava lotada para ver os cortejos que passaram ao longo da manhã e parte da tarde.

O JS acompanhou o desfile do palanque oficial da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, de onde o prefeito Herzem Gusmão Pereira (MDB) e sua equipe assistiram a todo o desfile. Durante todo o percurso, era notória a extensa participação de todos os setores da Prefeitura. O desfile de 7 de Setembro é organizado pela Secretaria Municipal de Educação, que fica responsável, principalmente, pelas alegorias temáticas. Neste ano o tema do desfile foi “Nos avanços da história, transformando eu vou”, e foi nesse clima que as Escolas Municipais trouxeram para Avenida a história da evolução do homem contada a partir das tecnologias que nos trouxeram até os dias atuais.

O secretário de Educação, Esmeraldino Correia Santos, esteve no local prestigiando o desfile, e conversou com a nossa equipe sobre o trabalho desenvolvido pela Secretaria que ele é responsável. “Estamos com mais de 6.000 mil integrantes participando ativamente, a Educação com 1.300 divididos em oito alas contando a história do futuro, da tecnologia sustentável, Ciências, Arte e tudo aquilo que faz e dinamiza a vida moderna, o mundo moderno, respeitando tradições, mostrando tudo aquilo por onde nós passamos como aprendizado para a eficiência do conhecimento”, disse.

No desfile, teve espaço também para os mais diverso setores da sociedade, como, por exemplo, os tradicionais desfiles dos ex-combatentes do Exército Brasileiro, do Tiro de Guerra 06-66, do Colégio da Polícia Militar (CPM), do Núcleo de Veteranos, dos oficiais do 9° Batalhão, das Companhias da Polícia Militar, das Companhias Independentes da PM, do Esquadrão de Motociclistas Falcão e do Grupamento de Bombeiros.

Mas, o momento mais aguardado pelo público ficou  por conta das fanfarras das Escolas Estaduais do município, que com as suas apresentações arrancaram muitos aplausos dos presentes. Neste ano, passaram pela Avenida as Fanfarras do Instituto de Educação Euclides Dantas, do Colégio Estadual Fernando Spínola e do Centro Integrado Navarro de Brito.

O penúltimo desfile foi do “Grito dos Excluídos”, que aproveitou o momento para protestar contra o governo Herzem Gusmão, e também contra o Governo Federal, do presidente Jair Messias Bolsonaro (PSL). Após o Grito, uma organização evangélica intitulada “Cidade Unida” se uniu para orar pela vida e pelo governo de Herzem Gusmão e toda a sua equipe, em uma oração comandada pela pastora Zita, encerrando, assim, o desfile deste ano.

Confira mais fotos do desfile cívico-militar de Vitória da Conquista em nossa galeria:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Foto de Capa: Ana Flávia Magalhães.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,
Scroll To Top