
O cineasta, ator e professor francês Karim Bensalah participa do lançamento do projeto Cinema e Educação, voltado para a formação de cineclubes e capacitação de professores em escolas públicas. O evento acontece no dia 23 de agosto, quarta-feira, na Sala Walter da Silveira. Com o apoio da Diretoria de Audiovisual, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Dimas/Funceb), o Consulado Geral da França no Nordeste promove o evento.
Bensalah apresentará a dinâmica do programa desenvolvido pelo Centro Nacional de Cinema da França (CNC) e Institut Français, que inclui plataforma digital de filmes e vasto material pedagógico. Tudo disponibilizado gratuitamente e voltado para profissionais do ensino médio.
Para Karim Bensalah, em razão da forte presença do audiovisual no cotidiano dos jovens, aprender a ler as imagens é tão fundamental quanto se alfabetizar. “Neste sentido, o cineclube é um espaço de debate, de formação. É o lugar do exercício da democracia e da cidadania, sobretudo”, complementa o realizador.
Cineclubistas e interessados em geral também podem participar da atividade, que vai ocorrer nos dois turnos, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Além de falar sobre o uso do audiovisual como ferramenta pedagógica e das experiências de formação de cineclubes em escolas francesas, será projetado o clássico Pickpocket (FRA, 1959), de Robert Bresson, durante a programação, que ainda prevê: análise das etapas de fabricação de um filme, o vocabulário cinematográfico, o processo de filmagem, a produção de um filme (comparação França-Brasil), dentre outros aspectos.
Entrada gratuita. Maiores informações: 71-3116-8124 ou pelo e-mail cineadolfogomes@yahoo.com.br
Serviço:
Lançamento do projeto Cinema e Educação
Onde: Sala Walter da Silveira (Rua General Labatut, n 27 – subsolo da Biblioteca Pública dos Barris – próximo à Estação da Lapa)
Quando:
23/08, quarta-feira
Das 9h às 12h
Um caso prático de análise de filme
Projeção de “Pickpocket” (1959) + conversa
Das 14h às 18h
Teoria
– As etapas de fabricação de um filme
– O que é produzir um filme (comparação França-Brasil)
– Vocabulário da análise de filme
– Filmagem: equipe e processo
– Referências de bibliografia e conteúdos na internet



