Cirurgia Bariátrica é saudável?

O endocrinologista Dr. Bruno Halpern dá mais detalhes sobre cirurgia bariátrica

Por: Brasil61

A Cirurgia Bariátrica quando bem indicada, está associada a redução da mortalidade, aumento da expectativa de vida e redução de doenças como Diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e até mesmo câncer.

Atualmente existe um enorme preconceito em relação à cirurgia bariátrica, achando que é algo mutilante, usado como último recurso entre outras coisas, porém existem diversas evidências científicas que nos mostram muitos benefícios. O endocrinologista Dr. Bruno Halpern dá mais detalhes sobre cirurgia bariátrica.

A cirurgia não é indicada para todos!  Ela esta indicada para aqueles com índice de massa corpórea (IMC) > 40 OU IMC > 35 associados a outras doenças, além disso outros fatores são avaliados. No geral é recomendado o tratamento clínico sem sucesso por no mínimo 2 anos.

Importante ressaltar que a cirurgia exige cuidados a longo prazo, muitas vezes é necessário a utilização de polivitamínicos, monitoramento da parte óssea, peso, pois existem casos da recuperação de peso mesmo após o procedimento ter sido realizado.

Se você possui uma indicação clínica para a realização deste procedimento, discuta com o seu médico a respeito, coloque as opções na mesa para que a decisão final seja baseada em ciência e não em tabus e preconceitos.

Para saber mais sobre o assunto, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda.

Foto de Capa:  Reprodução/Canal Doutor Ajuda

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,