Codevasf estrutura produção agrícola familiar no Médio São Francisco baiano

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) segue fortalecendo as atividades agrícolas de produtores familiares de comunidades rurais do Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional, sediada em Bom Jesus da Lapa. Tratores agrícolas e implementos estão agora à disposição de diversas associações comunitárias e municípios da região, ação que representa um investimento da ordem de R$ 7,1 milhões.

Com o apoio da Companhia, mais 68 tratores e implementos agrícolas equipados com arado fixo, carreta agrícola com capacidade para quatro toneladas e grade aradora de 14 discos, deverão beneficiar associações e municípios como Angical, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Buritirama, Canápolis, Carinhanha, Correntina, Guanambi, Ibotirama, Mansidão, Pindaí, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Serra Dourada. As associações ainda serão definidas. Os recursos que viabilizaram a ação são oriundos do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por emendas parlamentares.

Dois tratores, entregues aos distritos dos perímetros públicos irrigados de Formoso, em Bom Jesus da Lapa, e de Mirorós, em Gentio do Ouro, foram adquiridos com recursos de orçamento próprio da Companhia. “Como empresa de desenvolvimento regional, a Codevasf tem um papel fundamental na promoção de qualidade de vida para a população rural de sua área de atuação. O apoio à estruturação dos agricultores familiares com tratores é muito importante, pois possibilita a permanência do homem no campo e, além de gerar renda para as famílias deles, garante o alimento na região, afinal cerca de 70% da comida que chega nas casas dos brasileiros provêm da agricultura familiar”, afirma o superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Harley Nascimento.

Em 2017, além dos 68 tratores, outros 29, com as mesmas especificações, já foram entregues, totalizando 97 no ano. O investimento com esse tipo de estruturação ultrapassou os R$ 10 milhões, também com recursos oriundos do Orçamento Geral da União, estruturando as associações e permitindo que os produtores da região possam otimizar os serviços, que garantem a alimentação e geram renda.

Os primeiros 29 tratores com implementos foram entregues para associações comunitárias e prefeituras dos municípios de Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Central, Cotegipe, Cristópolis, Irecê, Lapão, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Santa Maria da Vitória, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra Dourada, Tabocas do Brejo Velho, Urandi, Xique-Xique e Wanderley. A ação já beneficiou cerca de 7.500 famílias neste ano.

Uma das associações estruturadas com o veículo foi a Associação Rural dos Produtores de Alimentos de Cerquinha, do município de Cristópolis. A entidade conta com cerca de 20 famílias da pequena comunidade que tem a renda baseada na agricultura familiar, principalmente nas produções de alho, feijão, farinha e milho.

“A gente esperava por uma conquista como essa há muito tempo porque tínhamos que pagar sempre, com um custo muito alto, para poder alugar um trator. O trator chegou para desenvolver a nossa comunidade e vai servir para diversos fins, como, por exemplo, a limpeza do terreno, que tínhamos que pagar ou fazer manualmente, e o transporte da produção da roça para a casa e da casa para a cidade. Tudo isso deverá aumentar a nossa produtividade, e isso até anima a trabalhar mais”, conta o produtor Mário Sales, presidente da Associação Rural dos Produtores de Alimentos de Cerquinha.

Assista ao vídeo produzido pela equipe de Comunicação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, em Bom Jesus da Lapa:http://www.youtube.com/watch?v=e3Vt2xu_tg8&feature=youtu.be

 

Mais informações: http://www.codevasf.gov.br

 

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias