Com o tema “Educar para Libertar”, desfile cívico-militar marca comemoração do 7 de setembro em Brumado

Da Redação

 

Por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura Municipal de Brumado promoveu na manhã do último sábado, 7 de setembro, o desfile cívico-militar em comemoração ao 197º aniversário da Independência do Brasil. Autoridades civis, militares e populares ocuparam as Praças Armindo Santos Azevedo e Capitão Francisco de Souza Meira, no Centro da cidade, a fim de acompanharem o tradicional desfile.

Na solenidade de abertura, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) fez um breve pronunciamento e a Bandeira foi hasteada, ao som do Hino Nacional.

Prefeito Eduardo Vasconcelos faz pronunciamento na abertura do desfile. Foto: Fillipe Lima.

 

Em sua fala, o prefeito Eduardo Vasconcelos ressaltou a importância da data, o trabalho realizado durante os seus mandatos na área da Educação e o projeto desenvolvido que culminou na implantação da Escola em Tempo Integral em 100% da rede pública municipal de Ensino de Brumado. Com o objetivo de reafirmar a prioridade, que, de acordo com o prefeito, é dada à Educação em sua administração, “Educar para Libertar” foi o tema escolhido para o desfile deste ano, o mesmo que já é utilizado como slogan pela gestão municipal.

Os primeiros a desfilarem foram os alunos das Escolas integradas ao Projeto Pedagógico de Educação em Tempo Integral que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, dentre as quais a Escola Municipal Professor Roberto Santos, o Colégio Professora Nice Públio da Silva Leite, a Escola Municipal Professora Maria das Graças Assis Correia, o Centro Municipal de Educação Agamenon Santana, a Escola Maria Iranildes Lobo e a Escola Municipal Oscarlina Oliveira Silva. Em seguida, as Escolas que fazem parte da EJA -Educação de Jovens e Adultos e a Unidade Brumado do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (Ceep) marcaram presença.

 

Estudantes da Escola Municipal Professor Roberto Santos participaram do desfile em grande número. Foto: Fillipe Lima.

 

Em meio às apresentações das Escolas municipais, as fanfarras também fizeram a alegria do público presente. Desfilaram a Fammil – Fanfarra da Escola Maria Iranilde Lobo, a Famidal – Fanfarra da Escola Municipal Idalina Azevedo Lôbo, a Famcmeas – Fanfarra do Centro Educacional de Educação Agamenon Santana, a Famgac – Fanfarra da Escola Municipal Professora Maria das Graças Assis Correia, a Faminice – Fanfarra da Escola Municipal Professora Nice Públio da Silva Leite, a Famub – Fanfarra Municipal de Brumado e a Fanceep – Fanfarra do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente.

 

Fanfarra do Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (Fancmeas). Foto: Fillipe Lima.

 

Especialmente neste ano, viatura e efetivos da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar vieram ao desfile de 7 de setembro acompanhados dos alunos da Escola Municipal Idalina Azevedo Lobo, que atualmente já se integrou ao Sistema de Ensino Militar.

 

Polícia Militar de Brumado desfila junto com os alunos da Escola Municipal Idalina Azevedo Lôbo. Foto: Fillipe Lima.

 

Nem a chuva que começou a cair desanimou o público presente, que ainda acompanhou as apresentações da Lira Ceciliana Brumadense, da Família Maçônica [Colmeia Pérolas de Mel, Bethel Pérolas da Luz das Filhas de Jó Internacional, Castelo Sementes do Sertão Brumadense da Ordem dos Escudeiros, Capítulo Renovação Sertaneja Brumadense da Ordem Demolay, Clube dos Pais Ágape no Sertão Brumadense, Loja Maçônica Aliança Sertaneja Bahiana, Loja Maçônica Manoel Carvalho e Loja Maçônica Construtores da Renovação Sertaneja], do Clube da Terceira Idade, aa Ajax – Associação Desportiva de Brumado e do Grupo Cultural Oju Orúm, que valoriza a cultura afro-brasileira.

 

Grupo Cultural Oju Orúm. Foto: Fillipe Lima.

 

Mais uma vez, o encerramento do desfile cívico-militar em comemoração aos 197 anos da Independência do Brasil em Brumado ficou por conta da tradicional apresentação dos Atiradores do Tiro de Guerra, que foram recebidos aos gritos pela população presente, e do Clube do Fusca de Brumado.

 

Atiradores do Tiro de Guerra. Foto: Fillipe Lima.

 

Com a população já começando a se dispersar e depois das autoridades já terem deixado a Praça Capitão Francisco de Souza Meira, o Grito dos Excluídos adentrou o circuito do desfile para protestar contra a atual Gestão Municipal e contra o Legislativo. Nos cartazes, os manifestantes estamparam as imagens dos vereadores que compõem a base do Governo na Câmara Municipal, denunciando que ao atuarem a favor do prefeito Eduardo Vasconcelos, eles têm atuado contra o povo de Brumado. Além disso, o Grupo protestou contra o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo e aprovado pelo Legislativo Municipal que suspende as eleições para os cargos de diretor e vice-diretor nas escolas da rede pública municipal de Ensino e contra a forma como está sendo implantado o Sistema de Estacionamento Rotativo Pago no Centro Comercial da cidade, a chamada Zona Azul.

 

Confira mais fotos do desfile cívico-militar em Brumado em nossa galeria:

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Foto de Capa: Fillipe Lima.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,