Com várias atrações culturais, infantis, espetáculo Teatral Musical e oficinas, projeto Made in Minas Gerais realiza mais uma edição na capital mineira

Por: Culturar e Sesc em Minas

 

O Sesc em Minas, a Culturar e o Made in Minas Gerais bolaram uma comemoração divertida que irá resgatar as travessuras desse personagem carismático que marcou gerações, o Menino Maluquinho, do cartunista mineiro Ziraldo.

Pensando na pluralidade e expressões que a gastronomia mineira se destaca, elevamos através da literatura, e convidamos a todos a virem se deliciar conosco nesta festa.

Com vocês, o menino mais legal do planeta, que por meio de suas histórias e do filme, colocou Belo Horizonte na cena nacional, retratando com carinho, afeto nossa cidade e a pureza do período mais bonito de nossa vida, a infância!

O evento visa estruturar e apresentar um tipo de atividade turística ainda não muito explorada, o Turismo Literário e o Cinematográfico – um nicho integrante do Turismo Cultural.

O evento contará com um dia inteiro de programação, no Palco Sesc, além de intervenções com personagens para interação com as crianças, shows para o público infanto-juvenil, contação de história, oficinas (inclusive de gastronomia para os pequenos), exposição turístico-literária, e claro, que não poderia faltar, nossa expertise na área gastronômica, que carinhosamente e em homenagem ao Menino Maluquinho se chamará espaço COMIDA “MANEIRA”, onde teremos a comida ao vivo com o Chef Flávio Trombino e Val Coimbra reafirmando a designação de BH como Cidade Criativa da Gastronomia.

Um ponto que também merece destaque no nosso evento é o espaço especial para uma “contação” de história para as crianças sobre Belo Horizonte, de forma lúdica e a gerar amor dos pequenos pela cidade. Por meio de um profissional de turismo, teremos a criação de um roteiro infantil que se chamará “Roteiro Maluquinho” e será disponibilizado no formato digital.

O GIBI:

Vamos ter o lançamento do GIBI “A Panela do Maluquinho”. Um Gibi exclusivo, cuja ideia partiu do Jordane Macedo, produtor cultural e cozinheiro, que percebeu que a panela do Maluquinho poderia ser usada para cozinhar para sua turma e também por uma boa causa! O público presente será convidado para que voluntariamente encha essa panela e faça a doação de alimentos e produtos não perecíveis, que serão destinados para o projeto Mesa Brasil, do SESC em Minas.

O Menino Maluquinho vai tirar a panela da cabeça neste GIBI Exclusivo, e agora é hora de enchê-la novamente para ajudar quem mais precisa. Por meio do Programa Mesa Brasil, receberemos doações de alimentos não perecíveis. Será uma delícia, poder ajudar e ainda se divertir com várias atrações no Palco SESC.

A merenda:

No espaço Comida Maneira, teremos cozinha ao vivo com o Chef Flávio Trombino, do tradicional restaurante Xapuri, fazendo o delicioso feijão tropeiro. A alegre Chef Val Coimbra apresentará o prato “Arroz de Senzala”, valorizando a “Afro Mineiridade”; um povo de extrema importância para miscigenação de toda nossa cultura.  Teremos ainda Trucks e carrinhos com guloseimas, fritas, frango, espetinho, hamburguer, chup chup.

 

 

Espaço Social, quem apoiamos:

AMPAPEB – A Associação Mineira dos Parentes, Amigos e Portadores de Epidermólise Bolhosa é uma entidade sem fins lucrativos, cujo objetivo é facilitar o acesso à informação e aos serviços de saúde dos portadores de EB, seus familiares, amigos, profissionais e comunidade, estimulando o convívio com a sociedade e apoiando a participação em atividades que propiciem a inserção social. @ampapebmg .

Sebo Deleite – Projeto criado pela Tiradentina Joyce Gonçalves, consiste em ressignificar as praças e vias públicas, assistir instituições com doações de leite e estimular a leitura por ações sustentáveis. Na compra de cada livro com o valor em capa, mais R$7,00, ajudaremos a Ampapeb angariar fundos para suas ações. Este projeto é apadrinhado pelo Instituto Ziraldo, que fez a doação da Logomarca exclusiva por meio do evento Made in Minas Gerais, que abre espaço para apresentar este lindo projeto.

Gastrô for all – Associação Brasileira que usa a gastronomia como ferramenta de conexão para capacitar jovens com deficiências, como Síndrome de Down, autistas, surdos entre outras deficiências intelectuais. @gastroforall

Instituto UNIpontas – Tem em sua proposta unir quem pode oferecer a quem precisa de apoio.  Um trenzinho adaptado com cozinha que permite empreendedores trabalharem em eventos para gerar renda com um custo de uma taxa social. @institutounipontas

 

Sustentabilidade:

Em todos os eventos da Made in Minas Gerais, realizamos a compensação de carbono. Este não poderia ser diferente. Através da Zero Carbon, neutralizamos a emissão de CO2. @zerocarbon.brasil

Palco Sesc: Nossa mestra de cerimônia Cissa, comandará, as atrações. Rúbia Mesquita além de muitas brincadeiras contará histórias de Ziraldo e do Maluquinho, às 10: 30 , Dj Aída fica por conta do som entre as atrações.  Às 12h , em frente ao palco começa nossa oficina de bolhas com o grupo Circo do Sufoco. Às 13h, Alessandra Nogueira se apresenta com muita música e contação de histórias. Às 14h o grupo cênico Musical, Avoá Minha Companhia. Acontecerá em frente ao palco, às 15h Oficina Circense com o grupo Circo do Sufoco. E para encerrar, a última apresentação musical Cantoria Ser Criança, Rubinho do Vale.

Espaço Culturar:

Nosso espaço do conhecimento. Oficinas gastronômicas com a Chef Juliana do Chef Kids palestras e chef kids, mediante inscrição no local, vagas limitadas. 10h, 14h, 16h Além da Oficina de construção de bonecos, onde as crianças poderão aprender a confeccionar marionetes de papel com Paulinho Polika. #vemCulturar

Roteiro Maluquinho:

Criação de um roteiro infantil com dicas para os baixinhos curtirem em Belo Horizonte.

 

O que beber:

Além de sucos, água e refrigerantes, teremos a presença da mais antiga cervejaria artesanal do estado, a Krug Bier. @krugbier, além de sucos, água e refrigerantes.

Exposição:

Por meio do Instituto Ziraldo, apresentaremos a exposição Ziraldo 90 é Made in Minas Gerais!

Há 90 anos, Ziraldo nos encanta e compartilha com o Brasil e o mundo a cultura de Minas e a sua infância mineira. Suas histórias têm cheirinho de pão de queijo!

Esta exposição, celebra o afeto, os encontros, as tradições que nos representam, para brindarmos, juntos, pelos 90 anos de vida desse artista mineiro cidadão do mundo!

Serviços:

Evento: Made in Minas Gerais – Literatura

A Panela do Maluquinho

Dia 12/10/2022 de 10h as 17h.

Rua Congonhas. Entre rua S.A. Monte e Leopoldina

Bairro Santo Antonio Belo Horizonte

Realização: Culturar

Parceiro Cultural: SESC

Patrocínio: Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur

Assessoria de Imprensa: APPA

 

 

Foto de capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,