redacao@jornaldosudoeste.com

COMPORTAMENTOS  

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Antônio Novais Torres

Dos comportamentos humanos, a hipocrisia, a falsidade, a presunção, a inveja e a ingratidão são os mais desprezíveis, condenáveis e indignos procedimentos do indivíduo. Com algumas exceções, são moldados pelo interesse pessoal, quer no âmbito social e ou profissional. Há os que agem por conveniência e por viverem no mesmo ambiente dispensam cordialidades, são amáveis, por puro fingimento.

Há os que, à socapa, não perdem oportunidade de fazer críticas ácidas, aos companheiros de destaque profissional. Por não terem coragem de assumir seus atos e posturas repressivas, dissimulam. Contudo não conseguem levar adiante, por muito tempo, a atitude reprochável. Os atingidos pelos comentários do indivíduo agressor, consideram a incompetência e a inveja, esse comportamento.

Quem age dessa forma, geralmente, são pessoas de má formação moral e caráter mesquinho e ambicioso, mas faltam-lhes atribuições para competir e serem exitosos. São acintosos, não têm o saber necessário para se distinguirem e detratam os emergentes que objetivam sobressair-se e alcançar bons resultados.

 Essas considerações têm um fundo moral e servem para aplacar os sentimentos de inveja, de hipocrisia e ingratidão que muitos carregam dentro de si, por falta de humildade ou até mesmo competência. Nessa condição procuram de qualquer modo, atacar o adversário pelas críticas ou diatribes perpetradas.

Há de se cultivar os gestos e sentimentos de humildade, pois os que o fazem serão exaltados e admirados, enquanto os outros caem no descrédito, no desprezo e na intolerância, sendo detestados pela sua maneira indelicada e a arrogância de agir, ainda que veladamente.

Tudo isso tem a ver com o mundo das disputas, em que cada um quer se destacar em relação ao outro, desejando, cada vez mais, se sobressair.  Há de se considerar o propósito e ideais da competência de cada um.

A inveja é a arma do incapaz que não tendo as virtudes da altivez, tornam-se arrogantes e prepotentes.

Há de se proceder pelo bom senso. Dialogar é um propósito de quem têm a capacidade de assim o fazer.

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 756