Coronavírus: Prefeitura de Vitória da Conquista adota medidas preventivas para usuários do transporte público

Por Ana Flávia Magalhães

 

No último dia 18, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista publicou no Diário Oficial o Decreto 20.193, no qual foram divulgadas novas medidas de prevenção ao Coronavírus, que tem se espalhado cada dia mais no Brasil e no mundo.

Dentre essas novas medidas, que incluem o fechamento de alguns espaços de lazer, foi decretado também que:

  • As empresas que operam no transporte coletivo urbano e rural deverão limitar a lotação dos veículos ao número de assentos. Não será permitido transportar passageiros em pé.
  • As viações de ônibus coletivos municipais deverão observar também os procedimentos sanitários recomendados pelas secretarias de Mobilidade Urbana e de Saúde para realizar a higienização dos veículos com produtos saneantes.

A notícia agradou a muitos cidadãos que fazem o uso diário do transporte público da cidade, principalmente quem ainda não foi dispensado de seus serviços. A auxiliar de serviços gerais, Gisele Soares, afirmou que uma medida como essa é muito importante para o momento que vivemos, e só de proibir que passageiros viajem em pé nos ônibus, evita-se um contato maior com outras pessoas e uma possível contaminação. “Pego várias linhas todos os dias, geralmente de manhã, então esse horário já está vazio, ainda não percebi que houve uma diminuição no fluxo de pessoas”. Além disso, é importante redobrar a atenção e os cuidados, fazendo o possível para manter a higienização das mãos. “Faço a limpeza básica, higienizo  e uso álcool gel só no trabalho porque não consegui comprar ainda nas farmácias”, ela afirma.

Além disso, a Prefeitura Municipal também vem tomando medidas preventivas, seguindo uma rigorosa rotina de higienização dos ônibus. A freelancer Fabilane Silva é uma das responsáveis por esse trabalho. Ela afirma que a cada vez que um ônibus chega ao terminal, é higienizado com um produto de limpeza capaz de destruir o COVID-19, e logo em seguida aplicado o álcool gel. Há toda um cuidado para que esses profissionais trabalhem com equipamentos de segurança e evitem, assim, a contaminação.

É importante lembrar que as recomendações de higienização com álcool são válidas para todos, principalmente quem tem o contato com espaços públicos, como o transporte coletivo. Sempre que possível, lave as mão com água e sabão ou detergente.

 

Foto de Capa: Blog do Anderson.

Jornal do Sudoeste

Categorias , ,