Cosméticos probióticos: Uma revolução na estética

Os cosméticos probióticos tem ganhado cada vez mais notoriedade, saiba mais sobre esses produtos

 

Por: MF Press Global

 

A cosmetologia está sempre em busca de inovações para tornar seus produtos cada vez mais poderosos, uma das mais recentes utilizações são os cosméticos prebióticos.

Eles são produtos de beleza que possuem em sua composição “bactérias boas” que ajudam a equilibrar o pH da pele, possuem ação anti-inflamatória, ajudam na hidratação, amenizam sinais da idade, dentre outros benefícios.

Com seus efeitos conhecidos há décadas em restaurar a flora intestinal, os probióticos só chegaram à indústria da beleza recentemente, prometendo incríveis resultados.

De acordo com o artigo “Uso cosmético de probióticos: Um estudo prospectivo”, publicado pela UFBA, o uso de probióticos em produtos cosméticos é promissor e traz resultados efetivos.

“A procura e a possibilidade do uso de microrganismos probióticos em cosméticos é ainda recente […] Os resultados mostram aplicações em diversas frentes e benefícios, como ação antioxidante, hidratante, antibacteriana, imunitária e estimuladora de biomoléculas importantes para a saúde da pele”.

Segundo a cosmetóloga e pesquisadora, Daniela Lopez, os probióticos são o futuro da indústria de cosméticos.

“Os benefícios dos cosméticos probióticos já foram comprovados e cada vez mais novas pesquisas têm ajudado a desenvolver a tecnologia, os compostos bioativos ajudam a estimular o microbioma cutâneo, o que traz uma série de benefícios para a pele, como a redução de linhas de expressão”.

Mas Daniela também chama a atenção para a necessidade de mais pesquisas que possam tornar o uso de cosméticos probióticos mais eficaz e aumentar a vida útil dos compostos bioativos do produto.

“No entanto, ainda são necessárias mais pesquisas para conseguir prolongar a vida útil desse tipo de produto, já que os microrganismos são sensíveis a fatores como o clima e a própria manipulação dos cosméticos” Ressalta.

Foto de capa: Freepik

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,