Qualificação é um dos três lançamentos em Extensão Universitária na área de Educação

Por Aline Oliveira/Ascom Senac

Uma das medidas adotadas por conta da pandemia do novo coronavírus foi a suspensão das aulas presenciais em todo Brasil. A alternativa imediata foi adotar o sistema de aulas remotas, em diferentes plataformas digitais, a fim de não prejudicar o calendário escolar e o processo de aprendizagem de crianças e adolescentes. Mas, como os professores podem buscar conhecimento para desempenharem essa nova tarefa?

Nesse sentido, o Senac EAD conta com ofertas de qualificações que oferecem aos docentes suporte para acompanharem os alunos no período das atividades e alternativas de interações realizadas no formato remoto. Uma das opções é o curso de extensão universitária em Docência e Mediação Pedagógica On-line, no qual o participante aprende a intermediar situações didático-pedagógicas, promover intervenções complementares de conteúdo, atividades e metodologia de avaliação na aprendizagem.

A professora Patrícia Passos Gonçalves, do curso de Extensão Universitária do Senac EAD, explica como a qualificação pode contribuir na elaboração de planos de aula alinhados com a realidade da participação remota: “Os temas abordados nas aulas do curso Docência e Mediação Pedagógica On-line tratam de questões fundamentais para o ensino a distância, entre eles: a EAD no Brasil, docência e mediação em ambientes on-line, além de estratégias e modelos de avaliação. Esses conhecimentos auxiliam o docente a privilegiar situações de aprendizagem, nas quais o conteúdo será trabalhado de forma contextualizada e significativa, na modalidade a distância, de modo que a qualidade do processo de ensino seja garantida”.

Do analógico ao digital

Um dos principais desafios para os docentes que atuam no sistema presencial de ensino foi a adaptação repentina para o modelo on-line. A professora Patrícia aponta algumas diferenças entre as duas modalidades. “O ensino presencial é regido pelo tempo físico, ou seja, as aulas seguem o horário proposto, de acordo com a carga horária efetiva de presença do professor na sala de aula, assim como o conteúdo preparado e as atividades previstas. Já na educação a distância é necessário criar condições para que os objetivos pedagógicos sejam atingidos, com apoio de mecanismos de interação e comunicação adequados, sem limites de espaço e tempo”.

Complementando as informações sobre a qualificação, a especialista faz algumas recomendações para o educador que precisa ministrar aulas no ambiente virtual. Confira:

– Estimular nos alunos a reflexão e fomentar a criatividade e a mudança de comportamento para construção do conhecimento;

– Oferecer autonomia para o educando ser também o mentor do seu aprendizado, de modo que a pesquisa se coloque como uma alternativa metodológica;

– Pensar em recursos didáticos diversificados, além das aulas, abordando os conceitos/conhecimentos a serem tratados no curso, de forma contextualizada e/ou com exemplos de situações reais;

– Acompanhar os estudantes, orientando-os em suas dificuldades, na realização das atividades propostas, na consulta de bibliografia e outras fontes de apoio, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de organização das suas atividades acadêmicas e para o autoestudo;

– Apresentar retornos pontuais às atividades avaliativas, privilegiando comentários menos genéricos e mais individualizados, para que o educando perceba o acompanhamento estreito da sua construção cognitiva.

Sobre o Senac EaD

Com mais de 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 350 polos presenciais para avaliações.

Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em http://www.ead.senac.br Há também uma programação diversificada de cursos presenciais que pode ser conferida em www.senac.br