Debates e reflexões sobre o enfrentamento da violência doméstica marcam início da XVIII Semana da Justiça pela Paz em Casa

Por Imprensa/ TJBA

“Paz em casa, com a família, para o nosso lar crescer. Juntos seremos mais fortes. E jamais retroceder”. Esse é um trecho do poema da Servidora Cleo Xavier do Nascimento, que a Desembargadora Nágila Brito usou para abrir a XVIII Semana da Justiça pela Paz em Casa do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), que começou nesta segunda-feira (16).

A abertura da Semana no Poder Judiciário da Bahia (PJBA) aconteceu por meio de uma live, transmitida no canal do YouTube do Tribunal baiano, na tarde de segunda, mas que continua disponível para quem desejar assistir. O evento reuniu autoridades na área de enfrentamento à violência doméstica e debateu temas como machismo, perseguição online, igualdade de gênero e as consequências do feminicídio.

Clique aqui para assistir o evento na íntegra

Na oportunidade, a Desembargadora Nágila Brito destacou que são 2 mil órfãos do feminicídio por ano, pois quando a mulher é assassinada, os filhos também são atingidos. “Quem cuidará dessas crianças? Às vezes elas ficam até com a própria família do assassino”, destacou.

A fala da Desembargadora foi reiterada pela Secretária de Políticas para as Mulheres Municipal, Fernanda Lordelo. “Nós sabemos que quando atinge a mulher atinge os seus filhos, então temos toda uma família desestruturada e é um processo bastante complexo de reversão e tratativas”.

A Desembargadora Nágila Brito, responsável pela Coordenadoria da Mulher do PJBA, foi a moderadora, e os palestrantes foram a Professora e Advogada, Thaize de Carvalho, que falou sobre “Os desafios do Judiciário diante do machismo estrutural”; e o Juiz Ricardo Schimitt, que discutiu sobre o “O novo crime de perseguição”.

Fizeram parte da mesa virtual do evento, além da Desembargadora Nágila Brito, dos palestrantes e da Secretária Fernanda Lordelo, a Juíza Ana Cláudia de Jesus Souza, titular da 2ª Vara de Violência Doméstica de Salvador, e o Juiz Raimundo Braga, Assessor da 2ª Vice-Presidência do PJBA.

Abaixo você confere o poema da Servidora Cléo Xavier, em homenagem a Semana da Justiça pela Paz em Casa:

Foto de Capa: Divulgação.

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,