Deputada concede Comenda Dois de Julho ao engenheiro Vasco Neto dia 11 de agosto

A deputada Ivana Bastos presta homenagem póstuma ao professor, engenheiro e ex-deputado federal, Vasco Azevedo Neto, no dia 11 de agosto, às 18h, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia. A atividade também é realizada em comemoração ao centenário do homenageado, celebrado no dia 25 de fevereiro deste ano.

Através do Projeto de Resolução No 2416/2016, a parlamentar destaca que a homenagem é uma forma de reconhecer os relevantes serviços prestados por ele à Bahia e ao Brasil, seja no âmbito econômico, social, cultural e político.

“Vasco nos deixou aos 94 anos, em 2010. Mas seu legado continua vivo e dando ótimos resultados. Portanto, é justo e imprescindível a concessão dessa homenagem póstuma, numa demonstração inequívoca de nossa gratidão e reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Bahia e ao Brasil”, afirmou Ivana Bastos.

Vasco Azevedo Neto – Formado engenheiro em 1939, fez de sua profissão o seu instrumento de luta em favor do desenvolvimento nacional. Saiu da faculdade e foi desbravar o país, numa época em que a maioria absoluta da população era rural, residia em ambiente rústico, com acesso precário aos centros urbanos.

Com isso, Vasco Neto construiu muitas estradas e ferrovias. Esse mineiro de Guaxupé, cidadão baiano para nossa honra, desenhou ainda no final dos anos 40 e início dos anos 50 o que seria uma ideia da Ferrovia Oeste-Leste (FIOL). Seu sonho era a construção de uma ferrovia que interligasse toda a América Latina. Seu ideal de luta desenvolvimentista era levar dignidade ao povo e crescimento econômico para um país eminentemente rural.

Iniciou sua carreira acadêmica como professor da Escola Politécnica da Bahia em 1956, se destacando como docente e como profissional. Foi livre docente em 1959, Professor Titular em 1964, fundador do Departamento de Transportes da Escola Politécnica em 1967. Consagrou sua bela e vitoriosa carreira como Professor Emérito da UFBA em 1997. 

Com forte vocação para atividade política, foi deputado federal por quatro mandatos consecutivos entre os anos de 1970 e 1986, contribuindo de forma concreta para o desenvolvimento brasileiro. Na Câmara Federal atuou na Comissão de infraestrutura e em outras ligadas ao tema.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias